Anais Digitais

do Seminário de Dança Angel Vianna

ISSN 2318-148

Apresentação

O Seminário de Dança Angel Vianna se caracteriza pela criação de um amplo e múltiplo diálogo entre diversas perspectivas que atravessam a existência no corpo. Esse encontro produz desde reflexões sobre a práxis do artista contemporâneo e sua fruição criativa, até discussões teóricas sobre o conceito de corpo vivido na sociedade atual; além de ser espaço para intervenções e propostas artísticas ou de mídias integradas, visando o estreitamento dos fazeres da clínica, da arte, da educação e das políticas culturais.

Os textos aqui publicados propõem a necessária reflexão sobre questões que emergem do corpo, com o intuito de nos aproximarmos de uma compreensão ampliada dos dispositivos de perturbação que compõe o movimento e que possibilitam a abertura para novos processos cognitivos. Reflexões urgentes à tarefa de produzir resistência aos embates cotidianos de massificação buscando, como afirmava Nietzsche:

"Fazer da vida uma obra de arte via tornar-se o que se é."

As seis primeiras edições do Seminário de Dança Angel Vianna aconteceram na sede da própria instituição. Em um aconchegante ambiente, estudantes, professores e pesquisadores de todo o Brasil se reuniram para o entrecruzamento de saberes em dança. Através de mesas, debates e espetáculos, as discussões demonstraram que a dança enquanto área de conhecimento apontava possibilidades diversas e potentes. Na organização e realização destas edições estiveram professores e pesquisadores de grande importância para a dança como Andrea Bergallo, Dulce Aquino, Ana Macara, Denise Siqueira, Hélia Borges e outros.

A partir de então, o seminário passou a estabelecer parcerias para sua ampliação. O VII Seminário de Dança Angel Vianna - Arte, Educação, Clínica e Políticas Culturais, ocorreu nos dias 11, 12 e 13 de Novembro de 2013, no Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE Fórum de Ciência e Cultura - UFRJ), na Praia do Flamengo, na cidade do Rio de Janeiro. A programação distribuída em três dias de evento, das 8h as 21h organizou-se através de mesas, painéis, performances e exibição de videodanças. Dentre ouvintes certificados, trabalhos teóricos e trabalhos práticos foram mais de 240 inscrições. Contou com a presença de nomes importantes da dança como: Angel Vianna, Helena Katz, André Lepecki, Dulce Aquino, Renato Ferracini, Alexandre Franco, Maria Alice Poppe, Joana Ribeiro, Andrea Bergallo, Carmen Luz e outros.

A oitava edição aconteceu dentro do projeto de ocupação do Teatro Cacilda Becker “17 Semanas da Dança” de 19 a 23 de outubro de 2014 com uma programação intensa e histórica. Nomes importantes da dança como Dulce Aquino, Helena Katz, Lola Brikman, Jorge Albuquerque, Nereida Vilela, Paulo Mantuano, Denise Stutz, Paulo Caldas, Fred Paredes, Maria Alice Poppe, Esther Weitzman, Márcia Rubin, Alexandre Franco, Luciana Bicalho, Hélia Borges, Joana Ribeiro, Regina Miranda, Helena Lima, Mauro Costa, Ângela Ferreira, Márcia Feijó e Angel Vianna participaram de aulas práticas, lançamento de livros, homenagens, encontros, conferências, mesas e alçaram o seminário a outro patamar. Foram mais de 470 inscrições entre ouvintes certificados e trabalhos teóricos vindos de diversos lugares do país como Maceió, João Pessoa, Belém, Salvador, Campinas, Florianópolis, Olinda, Juiz de Fora, Natal, Fortaleza, Vitória, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

O Seminário de Dança Angel Vianna reafirma assim, seu compromisso com o desenvolvimento do ensino e da pesquisa promovendo encontros entre estudantes, professores, pesquisadores, artistas e interessados no corpo, no movimento e na dança, tornando o ambiente acadêmico acolhedor, prazeroso e pulsante.

Anais Digitais

do Seminário de Dança
Angel Vianna

2015

Escola e Faculdade Angel Vianna

seminario.angelvianna@gmail.com

Rua Jornalista Orlando Dantas, 2
Botafogo – Rio de Janeiro – RJ
Brasil – CEP: 22231-010