Comandos SQL que todo programador precisa dominar: Confira 12 exemplos

Esses comandos são essenciais para criar, atualizar e consultar dados em um banco de dados. Eles permitem aos usuários interagir com o banco de dados e executar uma ampla gama de tarefas, desde a criação de tabelas e a inserção de dados até a recuperação e atualização de informações existentes.

Você sabe do que se tratam esses comandos? Como são utilizados e quais são os fundamentais para você estar por dentro? Confira a seguir.

Como comandos SQL são usados?

Os comandos SQL são usados para executar tarefas como criar tabelas, inserir, atualizar e excluir dados, definir relacionamentos entre tabelas e consultar dados em várias tabelas.

Eles permitem aos usuários executar operações complexas em um banco de dados usando instruções simples e intuitivas.

Os comandos SQL são amplamente utilizados em aplicativos de software que exigem acesso a um banco de dados, como aplicativos de gerenciamento de conteúdo, sistemas de gerenciamento de inventário, aplicativos de finanças e muitos outros.

12 Comandos SQL fundamentais para programadores

Esses comandos são uma parte fundamental da tecnologia de banco de dados relacional e são suportados por quase todos os sistemas de gerenciamento de banco de dados disponíveis no mercado, como MySQL, Oracle, Microsoft SQL Server, PostgreSQL, entre outros.

Logo abaixo mostraremos 12 exemplos dos comandos mais utilizados e fundamentais de serem conhecidos.

1.SELECT

É um comando SQL utilizado para selecionar dados de uma ou mais tabelas. Ele é usado para recuperar dados de uma tabela ou combinar dados de várias tabelas em uma única exibição.

2.WHERE

Utilizado para filtrar os resultados de uma consulta com base em uma ou mais condições. Ele é usado em conjunto com o comando SELECT para restringir os resultados de uma consulta às linhas que atendem às condições especificadas.

3.JOIN

Serve para combinar dados de duas ou mais tabelas em uma única exibição. Ele é usado para recuperar dados que estão relacionados entre si, mas que estão armazenados em tabelas separadas.

4.GROUP BY

Serve para agrupar dados em uma consulta por uma ou mais colunas. Ele é usado em conjunto com funções de agregação, como SUM, COUNT, AVG, MAX e MIN, para calcular estatísticas resumidas de grupos de dados.

5.ORDER BY

Ele irá classificar os resultados de uma consulta em ordem crescente ou decrescente de acordo com uma, ou mais colunas. Ele é usado para organizar os resultados de uma consulta de forma mais útil para o usuário, facilitando a análise e a interpretação dos dados.

6.INSERT INTO

Trata-se de um comando SQL usado para inserir um novo registro em uma tabela de banco de dados. Ele é usado para adicionar novos dados a uma tabela existente, especificando os valores para as colunas relevantes.

7.UPDATE

Irá modificar os dados existentes em uma tabela de banco de dados. Ele é usado para atualizar os valores de uma ou mais colunas em um ou mais registros em uma tabela.

8.DELETE FROM

O comando DELETE FROM é usado para excluir linhas de dados de uma tabela. Ele é usado para excluir registros de uma tabela de banco de dados. Ele é usado para remover um ou mais registros existentes de uma tabela.

9.COUNT

Trata-se de uma função agregada do SQL usada para contar o número de linhas em uma tabela que correspondem a uma determinada condição.

10.AVG

AVG é uma função agregada do SQL usada para calcular a média de um conjunto de valores em uma coluna de uma tabela. É comumente usado para calcular a média de uma série de dados numéricos, como notas de alunos ou vendas de produtos.

11.MAX

O comando MAX é usado para encontrar o valor máximo de uma coluna em uma tabela. É comumente usado para encontrar o maior valor em uma série de dados numéricos, como preços de produtos ou salários de funcionários.

12.MIN

O comando MIN é usado para encontrar o valor mínimo de uma coluna em uma tabela. Utilizado para encontrar o menor valor em uma série de dados numéricos, como preços de produtos ou salários de funcionários.

Estes são apenas alguns dos comandos SQL essenciais que todo programador precisa saber. É importante lembrar que a sintaxe exata pode variar dependendo do banco de dados que está sendo utilizado.