Como escolher almofadas para o sofá?

Como escolher almofadas para o sofá? | Escolher uma almofada para o sofá não é nada fácil, especialmente quando existem milhares de opções. Como o universo das almofadas é muito amplo, a chance da pessoa escolher algo errado e prejudicar a própria decoração é bem grande.

Ou seja, ao invés de deixar o sofá mais bonito, a pessoa pode “estragar” o estilo do sofá por conta da almofada mal escolhida. Para evitar esse tipo de problema, leia este texto e veja como escolher uma almofada para sofá. Confira mais detalhes sobre como escolher almofadas para o sofá em nosso site.

Como escolher almofadas para o sofá?

É importante saber que as almofadas para sofá não devem ser escolhidas de modo aleatório. É preciso seguir um padrão na hora de decorar esse cômodo, pois ele é o cartão de visitas da casa.

Apesar de muito amplo, o universo decorativo tenta seguir uma linha coesa. É necessário que todos os elementos apresentados possuam harmonia e, principalmente, características que “conversem” entre si. Dessa forma, haverá uma comunicação visual perfeita.

Em resumo, é preciso que haja coerência na decoração, pois isso tornará o ambiente mais bonito, elegante e harmônico.

escolher almofadas para o sofá
Escolhendo almofadas para o sofá

Tom sobre tom

Na hora de montar a decoração com almofadas, a técnica do tom sobre tom é uma das mais utilizadas. Por exemplo, se uma pessoa tiver um sofá vermelho, ela pode utilizar almofadas com estampas dessa cor. Além disso, ela também pode utilizar almofadas lisas com estampas vermelhas ou vinho.

Apesar da técnica do tom sobre tom ser muito comum, é preciso ter cuidado com a composição das cores. Por exemplo, se as cores predominantes do ambiente forem neutras (bege ou branca, por exemplo), fazer um tom sobre tom pode deixar o ambiente muito monótono.

É possível complementar a composição do tom sobre tom com outros elementos. Por exemplo, é interessante ter um vaso de flor bem colorido, ou um tapete que traga mais vida para as cores do sofá.

Combinação de tamanhos

Na hora de escolher as almofadas para o sofá, é preciso analisar o tamanho desses itens. Se as almofadas forem muito grandes, elas irão “tampar” o sofá e prejudicar a decoração da sala.

Por outro lado, se as almofadas forem pequenas demais, elas não conseguirão trazer conforto para quem vai se deitar ou se sentar. Em resumo, é muito importante analisar o tamanho das almofadas antes de comprá-las, senão, ao invés de decorar, as almofadas trarão apenas desconforto ao ambiente.

Se o sofá tem um encosto baixo, ele precisa de almofadas menores, já que as grandes ficarão desproporcionais. Por outro lado, sofás maiores precisam de almofadas mais robustas.

Estampas diferentes

Ao contrário do que muita gente pensa, não é proibida a combinação de almofadas com estampas diferentes. No entanto, essa combinação deve ser feita com cautela, para não deixar o ambiente pesado.

Para montar uma decoração desse tipo, o ideal é que as almofadas possuam um padrão, seja nas estampas, seja na cor dos objetos. Por exemplo, é possível montar uma combinação de almofadas geométricas e estampadas, desde que elas tenham algo em comum ou que suas cores se complementem.

Outro tipo de combinação possível é a escolha de almofadas com a mesma temática, porém, com estampas diferentes. Nesse caso, é muito importante que, de algum modo, as almofadas “conversem” entre si. Agora que você sabe como escolher almofadas para o sofá, deixe seu comentário!