Como fazer uma formatura virtual?

Mesmo com a volta das atividades presenciais, a formatura virtual continua muito requisitada por conta das suas inúmeras vantagens. Após trabalhos exaustivos, noites mal dormidas e muito estudo, o diploma é a evidência de todo o esforço. Diante das atualizações do meio acadêmico, depois da contenção da pandemia de Covid-19, a formatura virtual se tornou uma opção vantajosa para acolher as diferentes demandas de cada aluno.

Também conhecido como colação de grau, o evento é realizado para comemorar a conclusão do ensino superior e prestigiar os estudantes. Para isso, realiza-se uma cerimônia de encerramento, com entrega de diploma, discursos e comprovação do novo grau de escolaridade, como bacharel ou licenciado.

Estudantes aprovados no TCC (trabalho de conclusão de curso) e com média em todas as disciplinas obrigatórias do curso, merecem o prestígio. A formatura digital dispõe de inúmeros recursos para atender os alunos da melhor forma. Conheça mais sobre essa modalidade de colação de grau!

O que é formatura virtual?

O encerramento acadêmico virtual tem o mesmo valor de um evento presencial. Ao contrário do que imaginam, todo o roteiro tradicional é seguido e ainda possui diversas formas de interação. Normalmente, segue-se essa ordem, regida por um mestre de cerimônias:

• Abertura de solenidade;
  • Apresentação da mesa de honra;
  • Momento dos homenageados da noite;
  • Apresentação da turma e do discursante;
  • Hino nacional;
  • Juramentos;
  • Anúncio dos nomes dos diplomas;
  • Discursos diversos;
  • Leitura de textos;
  • Encerramento.

A diferença está apenas no espaço que passa do físico para o virtual, o que permite mais facilidade e praticidade desse evento. O requisito principal é que todos tenham acesso à internet e mantenham o ânimo.

Como funciona a colação de grau virtual?

Diferente do formato presencial, que exige espaço adequado, com decoração, palco, muitas cadeiras, a formatura virtual precisa de uma plataforma de interação em tempo real, como o Google Meet, Zoom ou Microsoft Teams. Pois oferecem interações simultâneas por áudio, vídeo e bate-papo.

Para os familiares e amigos acompanharem, também pode ser transmitida em uma transmissão ao vivo pelo YouTube ou redes sociais. Aqueles alunos que quiserem incrementar e animar ainda mais podem buscar usar a beca da mesma forma e decorar o ambiente com móveis de eventos alugados

5 Dicas para fazer uma formatura virtual

Se sua turma optar por uma colação de grau online, o processo de organização é simples, mas ainda exige um bom planejamento. Veja 5 dicas de como fazer uma formatura virtual de sucesso!

Escolha bem a plataforma

Existem muitas opções gratuitas de salas virtuais, cada uma oferecendo diferentes ferramentas. Porém, alguns exigem espaço de armazenamento e internet rápida, logo, convém analisar esses fatores e os recursos de acesso à plataforma de cada estudante, para ninguém ter problemas de conexão.

Faça um roteiro

O primeiro passo para a organização do roteiro é garantir um mestre de cerimônias com experiência e pesquisar tudo que deve conter em uma colação de grau, organizando horário de início e fim de cada etapa.

Conte com uma boa equipe de TI

O mundo virtual não é de fácil entendimento para todos e ainda pode apresentar inconsistências. Por isso, é importante ter uma equipe especializada em tecnologia da informação, especialmente, em transmissões ao vivo para auxiliar os participantes e consertar possíveis problemas.

Garanta interação

Eventos online tem o mesmo potencial de emocionar e divertir, mas precisam de mais incentivo para que haja interação. Logo, a plataforma escolhida deve ter recursos interativos e o mestre de cerimônias deve imergir os estudantes e convidados em cada momento.

Capriche na entrega do diploma

Os diplomas podem ser entregues via e-mail. Mas, para deixar mais emocionante, pode-se optar pelos “canudos” tradicionais e enviá-los por correio. Esse é o momento mais esperado, por isso deve-se dar mais atenção a ele, para não haver frustração.

Vantagens

Caso ainda tenha dúvidas que a formatura virtual é uma boa opção, veja como ela é vantajosa tanto para professores, alunos, reitores e convidados:

• Redução de custos – assim como a instituição de ensino gastará menos com a produção do evento, os estudantes economizarão com transporte, vestes e convites;
  • Sem barreiras geográficas – convidados, palestrantes, amigos e até estudantes que moram muito longe da faculdade podem participar do momento especial;
  • Praticidade – eventos online tiram a burocracia e reduzem as dificuldades de logística.