6 Dicas para incentivar o seu filho a estudar

São raras as crianças que gostam de estudar. Para os pais cujos filhos têm mais resistência a fazer os deveres de casa e se preparar para provas, resta tentar transformar o aprendizado em um momento prazeroso. Continue lendo para descobrir como fazer isso.

Devo obrigar meu filho a estudar?

Obrigar a criança a estudar pode ser contraprodutivo no processo de aprendizado dela. Primeiro porque aprender é uma ação que acontece no cérebro e você pode até forçar a criança a ficar sentada lendo um livro, mas nada garante que o conteúdo será absorvido. Então, o estudo deve partir da criança e os pais devem apenas auxiliar.

Além disso, obrigar o seu filho a estudar faz com que você ignore problemas maiores que podem causar o desinteresse nos estudos, como déficit de atenção, dislexia, baixa autoestima, entre outros. Assim, o ideal é conversar com a criança e entender o que faz com que ela não queira estudar.

O que fazer quando a criança não quer estudar?

Se a criança não tem nenhum problema de aprendizado e simplesmente não quer estudar por birra, deve-se explicar a importância de ir bem na escola e deixá-la participar da criação de metas de estudo diárias.

Também é importante desmistificar o momento dos estudos, desfazendo a imagem de atividade entediante através de jogos e outros recursos lúdicos.

Como fazer a criança gostar de estudar

Para fazer o seu filho gostar de estudar e nunca mais precisar brigar com a criança ou enfrentar birras, temos algumas dicas. Confira abaixo!

Não trate como um castigo

Alguns pais têm o hábito de castigar as crianças com algumas horas de estudo a mais. Porém, isso faz com que, desde a infância, o ato de estudar fique vinculado a um fardo, algo para ser feito sem prazer. O ideal é que o momento de aprender sempre seja associado a coisas boas para fazer as crianças gostarem de estudar.

Comece por assuntos de interesse da criança

Ser obrigado a fazer algo que não gosta é muito chato, né? Se os adultos já têm dificuldade em trabalhar em áreas nas quais não possuem interesse, imagina uma criança que nem entende ainda a importância de estudar precisando aprender apenas coisas das quais não gosta.

Desenvolver o gosto da criança pelos estudos fica mais fácil se mostrar para ela que também é possível estudar assuntos pelos quais se possui apreço. Para isso, dê para o seu filho livros sobre os interesses dele e o estimule a buscar saber mais sobre o tema. A curiosidade irá se aflorar nele e será mais fácil fazê-lo se concentrar em aprender também as matérias da escola.

Crie horários para estudo

Crianças precisam de rotina para se sentirem seguras e saberem que, apesar de uma obrigação nem sempre ser tão agradável, ela tem horário para acabar. Assim, fica mais fácil convencê-las a estudar, pois sabem que é apenas mais uma parte da rotina.

Ensine a técnica pomodoro

Não se esqueça que estudar é cansativo. Seu filho precisa de uma pausa depois de um certo período para poder descansar e manter o raciocínio.

A técnica pomodoro é uma excelente forma de fazer com que a criança aprenda de maneira saudável e não excessiva. Esse método também faz com que as crianças gostem mais de estudar porque não sofrem tanto estresse.

Funciona assim: a cada 25 minutos de estudo constante e sério, a criança pode ter cinco minutos de descanso. Se o estudo passar de uma hora, o quarto descanso deve ser de quinze minutos. Mas não se esqueça que não é necessário que crianças pequenas estudem por tanto tempo, de 30 minutos a um hora é suficiente.

Dê o exemplo

Não adianta tentar convencer o seu filho de que estudar é divertido se ele nunca te vê pegando um livro ou aprendendo novas habilidades. Sente-se para estudar alguma coisa no mesmo momento em que a criança estiver fazendo as tarefas e dê o exemplo.

Seguir essas dicas exige dedicação e tempo, mas é o começo da construção de um futuro melhor para os seus filhos. Compartilhe esse conteúdo com outros papais e mamães para mostrar que é possível fazer as crianças gostarem de estudar.