Oportunidades de carreira em corte e costura

carreira

Confiram quais são as oportunidades de carreira em corte e costura, e como se destacar como profissional nessa área!

Alfaiates e costureiras cortam, costuram, remendam e alteram roupas. Normalmente, os alfaiates trabalham apenas com roupas masculinas, como ternos, jaquetas e casacos, enquanto as costureiras trabalham com roupas femininas, incluindo vestidos, blusas, ternos, roupas de noite, vestidos de noiva e de damas de honra e roupas esportivas.

Alfaiates e costureiros são empregados em ateliê de costura, fábricas, alfaiatarias e lojas de departamentos; outros são autônomos, como é o caso de empreendedores que atuam como “costureira bairro pinheiros” em seu próprio espaço de trabalho. Ou seja, há diversas oportunidades de atuação no segmento de confecção e costura.

O trabalho de alfaiates e costureiras

costura

Alguns alfaiates e costureiras confeccionam peças do início ao fim. Em oficinas maiores, entretanto, cada funcionário geralmente trabalha em uma tarefa específica, como medição, modelagem, corte, ajuste ou costura.

Uma operária, por exemplo, só pode costurar mangas ou acolchoar lapelas. Oficinas menores só podem medir e ajustar a peça de roupa e, em seguida, enviar a peça para empreiteiros externos. Alguns alfaiates e costureiras se especializam em um tipo de roupa, como ternos ou vestidos de noiva. Muitos também fazem alterações em roupas de fábrica.

Alfaiates e costureiras podem ter seus próprios negócios, trabalhar em pequenas lojas ou na seção de alfaiataria de grandes lojas de departamentos. Alguns trabalham fora de casa. Lojas de varejo de roupas, lojas especializadas, lojas de noivas e lavanderias também empregam alfaiates e costureiras para fazer reformas.

Os alfaiates e costureiros ajudam primeiro os clientes a escolher o estilo e o tecido da vestimenta, usando seus conhecimentos sobre os vários tipos de tecidos. Eles tomam as medidas do cliente, como altura, largura dos ombros, comprimento do braço e cintura, e observam quaisquer problemas especiais de figura.

Eles podem usar padrões de papel prontos ou fazer um próprio. Os padrões são então colocados no tecido e as peças do tecido são cuidadosamente cortadas. Quando o desenho da roupa é complexo, ou se houver problemas especiais de ajuste, o alfaiate ou costureira pode cortar o desenho de uma musselina barata e ajustá-lo ao cliente; quaisquer ajustes são então marcados e transferidos para o padrão de papel antes de ser usado para cortar o tecido da roupa real. O tecido é costurado primeiro e depois costurado à mão ou à máquina. Depois de um ou dois ajustes.

Alguns alfaiates ou costureiros se especializam em um determinado aspecto do processo de confecção de roupas.

Requisitos de carreira de alfaiate e costureira

A seguir, confira os principais requisitos para atuar na área:

Ensino médio Completo

Se pretende trabalhar em empresas, lojas de departamento ou fábricas, será preciso ter concluído ao menos o ensino médio.

Enquanto estiver no ensino médio, você deve obter o máximo de experiência possível, fazendo aulas de costura, alfaiataria e roupas oferecidas pelos departamentos profissionalizantes ou de economia doméstica. Existem também várias instituições que oferecem cursos presenciais ou em casa de costura e corte e costura.

Aulas de arte em desenho e design também são úteis. Aulas de matemática, como álgebra e geometria, irão ajudá-lo a aprimorar sua habilidade de trabalhar com números e visualizar formas.

Treinamento Pós-Secundário

Alfaiates e costureiros devem ter pelo menos o ensino médio, embora os empregadores prefiram graduados com treinamento avançado em costura, alfaiataria, drapeados, modelagem e design.

Um número limitado de escolas e faculdades oferece esse tipo de treinamento. Os alunos interessados ​​em avançar na carreira e, talvez, expandir da alfaiataria para o design, podem considerar estudar. No entanto, é perfeitamente possível entrar neste campo sem um diploma universitário.

Outros requerimentos

Os trabalhadores dessa área devem, obviamente, ter a habilidade de costurar roupas muito bem, tanto à mão quanto à máquina, seguir as instruções e medir com precisão. Além dessas habilidades, alfaiates e costureiras devem ter um bom olho para cores e estilo. Eles precisam saber como se comunicar e satisfazer os clientes. Fortes habilidades interpessoais ajudarão alfaiates e costureiras a conseguir e manter clientes.

Oportunidades de carreira em corte e costura

Confira quais as oportunidades de carreira em corte e costura:

Lojas de alfaiataria ou centros de confecção de roupas

Lojas de alfaiataria ou centros de confecção de roupas às vezes oferecem estágios para estudantes ou recém-formados, o que lhes dá um início no negócio. Como um novato, você também pode encontrar empregos relacionados, como costureiro ou costureiro em uma loja de alfaiataria ou costura, fábrica de roupas, lavanderia a seco ou loja de departamentos.

Inscreva-se diretamente nessas empresas e lojas e monitore também as vagas nos anúncios de jornais locais. Verifique com o centro de carreiras de sua escola de segundo grau se ele contém informações sobre o setor ou oportunidades de empregos de meio período. Escolas comerciais e faculdades que têm programas de têxteis ou moda costumam oferecer aos alunos ajuda para conseguir empregos.

Fábricas de roupas e lojas de departamento

Os trabalhadores dessa área geralmente começam executando tarefas simples. À medida que ganham mais experiência e suas habilidades melhoram, eles podem ser designados para tarefas mais difíceis e complicadas.

No entanto, o avanço na indústria é normalmente um tanto limitado. Nas fábricas, um trabalhador de produção pode ser promovido ao cargo de supervisor de linha. Alfaiates e costureiros podem mudar para uma loja melhor, que ofereça um salário mais alto, ou abrir seu próprio negócio.

Alguns trabalhadores podem descobrir que têm olho para cores e estilo e uma aptidão para design. Com treinamento adicional em uma faculdade apropriada, esses trabalhadores podem encontrar uma carreira de sucesso em design de moda e merchandising.

Negócio próprio

Há também quem prefira se especializar para abrir seu próprio negócio, seja um ateliê de costura especializado em vestidos de festas, moda verão, alfaiataria, uniformes, conserto de roupas, entre outros.

Ganhos na profissão

Os salários de alfaiates e costureiras variam muito, dependendo da experiência, habilidade e localização.

O salário médio anual para alfaiates e costureiras no Brasil fica entre R$ 1. 227,14 a R$ 2.086,84. Os trabalhadores empregados em grandes empresas e lojas de varejo recebem benefícios como férias e feriados remunerados, seguro saúde e planos de previdência. Ambiente de trabalho

Sendo que, esse valor é para funcionários que atuam para empresas e exercem somente os serviços básicos.

Alfaiates e costureiros em grandes lojas trabalham de 40 a 48 horas por semana, às vezes inclusive aos sábados. Os membros do sindicato geralmente trabalham de 35 a 40 horas por semana. Aqueles que dirigem seus próprios negócios muitas vezes trabalham mais horas e ganham mais.

Como a alfaiataria e a costura exigem um investimento mínimo, alguns alfaiates e costureiras trabalham fora de casa. Aqueles que trabalham em fábricas maiores de roupas podem achar as condições menos agradáveis. O barulho do maquinário pode ser estressante, a tinta do tecido pode ser irritante para os olhos e a pele e algumas fábricas são velhas e não estão bem conservadas.

Grande parte do trabalho é feito sentado, em um local, e pode incluir trabalhos de detalhes minuciosos que podem ser demorados. O trabalho pode ser cansativo e tedioso e, ocasionalmente, pode causar fadiga ocular. Em alguns casos, alfaiates e costureiras lidam diretamente com os clientes, que podem ser agradáveis ​​de interagir ou difíceis e exigentes.

Esse tipo de trabalho, entretanto, pode ser muito gratificante para pessoas que gostam de usar suas mãos e habilidades para criar algo. Pode ser gratificante concluir um projeto adequadamente, e muitos trabalhadores dessa área têm muito orgulho de sua obra.