Premiação para equipe de vendas: como fazer e 14 ideias de prêmio para oferecer aos seus vendedores

Oferecer prêmios e recompensas para o seu time de vendedores é uma estratégia que pode incentivá-los a alcançar resultados cada vez melhores em suas atividades.

Além disso, a premiação para a equipe de vendas exerce impacto direto no engajamento, na produtividade e na satisfação dos colaboradores. Eles passam a se sentir mais valorizados e motivados a darem sempre o melhor de si.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para explicar melhor a importância de premiar seus vendedores e apresentar 3 dicas de como estabelecer a dinâmica de premiação para equipe de vendas.

Continue a leitura até o final para conferir também algumas opções de prêmios e recompensas para incentivar os vendedores.

Qual a importância da premiação para equipe de vendas?

A premiação para equipe de vendas é um importante aspecto da gestão de vendas porque se trata de um recurso que visa reconhecer os esforços dos vendedores e estimulá-los a buscar resultados cada vez melhores em sua performance.

A importância de oferecer prêmios para o time de vendas também reside no fato de que essa é uma estratégia que demonstra o quanto a empresa valoriza seus vendedores.

Assim, os vendedores sentem que vale a pena se esforçar para aprimorar sua performance e chegar a resultados que vão beneficiar eles e a empresa que eles representam.

A premiação também contribui para a melhoria no clima organizacional, que tende a ficar mais leve e descontraído.

Como definir a dinâmica de premiação para equipe de vendas?

Se você deseja começar a oferecer prêmios para incentivar e reconhecer a sua força de vendas, separamos aqui 3 dicas de como definir a dinâmica de premiação para que ela seja justa e capaz de trazer melhores resultados.

1 – Gamificação

A gamificação consiste em utilizar a dinâmica de jogos para promover a competição saudável em diferentes contextos.

No caso das vendas, você pode atribuir pontuações para cada meta e pequenos milestones alcançados, definir um ranking para posicionar os vendedores e estabelecer níveis de dificuldade que geram recompensas maiores à medida que eles vão sendo concluídos.

Uma forma de se fazer isso, por exemplo, é por meio de um placar de vendas.

Com a gamificação, a rotina de trabalho tende a ficar menos monótona e os vendedores ficam mais engajados em cumprir as metas que foram estabelecidas.

2 – Possibilidade de o vendedor escolher qual prêmio quer receber

Para que a premiação possa ter o impacto positivo na performance dos vendedores, é importante que os prêmios sejam relevantes para esses profissionais.

Nesse sentido, você pode oferecer diferentes opções de recompensas e permitir que os próprios vendedores escolham o que eles querem receber caso alcancem os resultados propostos.

3 – Funil dos Sonhos

O Funil dos Sonhos é uma ferramenta que pode ajudar a estruturar com mais eficácia a dinâmica de premiação para a equipe de vendas.

Ele funciona de maneira inovadora, conectando as metas de vendas aos sonhos e objetivos pessoais dos vendedores.

No Funil dos Sonhos, tem-se acesso a um painel que mostra quais resultados o vendedor deve atingir (e em quanto tempo) para que seu sonho possa ser realizado.

Dessa forma, o time de vendas passa a trabalhar focando em suas realizações pessoais, o que dá um boost maior para cada vendedor na busca pelas metas que são colocadas para eles.

4 – Campanha de incentivo de vendas

As campanhas de incentivo de vendas são extremamente efetivas quando planejadas adequadamente. Essa técnica de motivação de vendedores costuma estar atrelada a um objetivo específico, como o lançamento de um novo produto, por exemplo, ou a um planejamento anual de vendas.

Existem diversas etapas que devem ser seguidas ao se criar este tipo de técnica de incentivo de vendedores.

14 ideias de premiação para equipe de vendas

As comissões pagas sobre cada negociação que o vendedor consegue fechar têm um apelo motivacional forte. Afinal, quanto mais ele vender, mais ele vai receber.

No entanto, quando falamos sobre prêmios para equipe de vendas, é preciso ir um pouco além dessas comissões.

Isso porque os vendedores já contam com essa remuneração e, no decorrer do tempo, elas deixam de ser encaradas como uma recompensa e se enfraquecem no papel motivacional.

Confira a partir de agora alguns exemplos de prêmios que você pode conceder aos seus vendedores como forma de reconhecer seus esforços e mantê-los motivados e engajados.

1. Vale-presente em lojas de roupas, calçados, acessórios, maquiagem, perfumaria etc;
  2. Jantar ou almoço completo em um restaurante legal;
  3. Ingressos para cinema, teatro e shows;
  4. Tanque de gasolina cheio;
  5. Kits de cervejas artesanais ou vinhos;
  6. Cestas de café da manhã;
  7. Dias extras de folga remunerada;
  8. 1 dia em um spa relaxante;
  9. Produtos eletrônicos e eletrodomésticos;
  10. Viagens completas individuais ou com um acompanhante;
  11. 1 anos de assinatura em algum serviço de streaming;
  12. Passeios radicais;
  13. Bolsas de estudo para cursos técnicos, graduação ou pós-graduação;
  14. Participação em congressos e outros eventos profissionais com todas as despesas pagas.

Bom, ficou claro como implementar a premiação para equipe de vendas?

Siga as nossas dicas e se inspire nas ideias de prêmio que trouxemos aqui e promova um maior engajamento e motivação dos seus vendedores.