Prova Teórica do DETRAN: Entenda a avaliação e conheça a melhor forma de preparo

A temida prova teórica do DETRAN faz parte do longo, burocrático e, em certa medida, complicado processo para se tirar a carteira de habilitação.

O teste teórico é apenas uma parte da avaliação para concessão da CNH. Porém, a maioria dos candidatos teme bastante essa prova.

Por saber desse fato, decidimos criar esse artigo especial para esclarecer o que é e como funciona a prova teórica do DETRAN.

Dentre as informações abordadas, apontaremos os assuntos que mais caem e como se preparar corretamente.

Por fim, temos um tópico com 6 dicas para que você faça um bom teste e conquiste a sua aprovação.

Continue lendo!

O que é e como funciona a prova teórica do DETRAN

A prova teórica do DETRAN é um teste convencional de 30 questões que deve ser feito em um computador nas dependências do DETRAN mais próximo, em uma data previamente marcada.

Para ter direito a fazer esse teste, o candidato precisa passar por toda a carga horária de aulas teóricas em uma autoescola. O curso teórico costuma ter, em média, 45 horas/aula.

Assim que terminar de assistir às aulas e recolher a biometria corretamente, o futuro condutor pode marcar a sua prova e iniciar os preparativos para o teste.

Além disso, só são aprovados no teste teórico do Departamento de Trânsito quem acertar pelo menos 70% das questões dispostas, o que equivale a 21 perguntas. Cada candidato tem 40 minutos para responder as 30 questões.

Assuntos que sempre caem no teste

Tecnicamente é impossível saber exatamente que questões caem na prova teórica do DETRAN. Por outro lado, é correto afirmar que todas as perguntas são relacionadas às matérias estudadas no curso da autoescola.

Dessa forma, durante a sua preparação para a prova busque estudar sobre os seguintes assuntos:

• Código de Trânsito Brasileiro;
  • Noções de Direção Defensiva;
  • Noções de Primeiros Socorros;
  • Noções de proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito;
  • Mecânica veicular.

A quantidade de questões para cada matéria também é indefinida, ficando a cargo de cada DETRAN estadual em específico.

Entretanto, fique bastante atento às regras do Código de Trânsito Brasilerio e noções de Direção Defensiva, pois esses assuntos costumam basear uma grande quantidade de questões.

Como se preparar corretamente para a prova?

A melhor forma de se preparar para fazer a prova teórica do DETRAN é não faltar a nenhuma aula do curso teórico e estudar bastante os assuntos ensinados.

Além disso, você deve seguir com os estudos em casa e fazer simulados, como o simulado DETRAN-MG, por exemplo.

Por falar em simulados, eles são considerados um dos melhores artifícios para uma correta preparação. Isso porque eles literalmente simulam todos os detalhes do teste teórico do DETRAN, incluindo o número de questões, a dificuldade das perguntas e o tempo máximo para concluir a prova. Isso ajuda os candidatos a testar a sua performance da forma correta.

6 dicas para fazer um bom teste teórico

Por fim, como prometido, temos um tópico exclusivo para dicas de como fazer uma boa prova teórica do DETRAN e possivelmente ser aprovado. Confira na lista a seguir!

• Crie uma rotina de estudos dedicados aos assuntos que podem cair na prova;
  • Use e abuse dos testes simulados;
  • No dia anterior à prova, durma bem e se alimente corretamente para estar 100% na hora do teste;
  • No dia da prova, chegue no DETRAN pelo menos 1 hora antes do horário marcado para a prova. Isso irá ajudar a dissipar a ansiedade;
  • Quando estiver fazendo a prova, se concentre o máximo possível e leia cada questão com a devida atenção;
  • Mantenha-se calmo e sereno durante toda a prova.

Após a realização da prova, você saberá imediatamente quantas questões acertou e se foi aprovado no teste. Sendo aprovado, o processo de habilitação segue para a segunda etapa, que culminará na prova prática de direção.

Caso não seja aprovado na primeira tentativa, você pode marcar um reteste que deve ser realizado dentro de 15 dias, mediante o pagamento de uma taxa ao DETRAN.

A quantidade de retestes que podem ser realizados é indefinida. Porém, é necessário respeitar o tempo limite para o processo de habilitação, que costuma ser de 1 ano.

Contudo, torcemos para que você seja aprovado na primeira tentativa. Para isso, se prepare corretamente e siga as nossas dicas!