Quais são os melhores navegadores para usar em 2022?
Com tantas opções disponíveis atualmente para que os usuários acessem a internet, um dos pontos a se levar em consideração é: que navegador escolher? Antes de responder a essa pergunta vale a pena pensar nas principais finalidades que cada usuário dá ao tempo que passa online, desta forma, um navegador pode ser mais adequado ou não.
Diferentemente do que acontecia há alguns anos, quando os navegadores possuíam recursos muito mais limitados, hoje em dia as opções são muito variadas. Envolvem, por exemplo, desde jogos RPG para PC, para os usuários que usam a internet como forma de entretenimento, até plataformas de empresas, passando pelo suporte a sites de notícias etc. A boa notícia é que, com tanto uso diário, os navegadores tiveram que se aperfeiçoar e estão cada vez mais modernos e mais seguros!
A importância de um navegador seguro
Antes de mais nada, quando o assunto é a internet, vale a pena destacar que o principal quesito a ser observado é a segurança. A segurança cibernética pode estar, inclusive, associada ao avanço da economia brasileira, tendo em vista que as práticas de uma internet segura podem favorecer imensamente diferentes mercados. Desta forma, todos os navegadores têm investido em protocolos e recursos de segurança nos últimos anos, para evitar fugas e vazamentos de dados dos usuários.
Firefox
O Firefox é um navegador relativamente antigo que se consolidou ao longo dos anos. Como ponto positivo, está disponível para diferentes plataformas, e conta com muitos recursos de personalização que estão à disposição do usuário. O navegador oferece muitas extensões para que os usuários consigam deixá-lo da forma que mais convém, dependendo do uso que querem fazer da internet.
Google Chrome
O Chrome dispensa apresentações e certamente, pelo menos alguma vez na vida, os usuários já se depararam com este navegador. Está presente sobretudo em ambientes profissionais, inclusive nos celulares, já que boa parte dos brasileiros usa o celular para trabalhar. Talvez o maior ponto positivo deste navegador seja a simples integração com outros serviços da Google, no entanto, um dos pontos negativos é que não é um navegador tão leve. Isso significa que, em dispositivos menos potentes, o Chrome pode “travar”, o que pode ser uma complicação para os usuários.
Opera
O Opera talvez seja um navegador pouco conhecido, mas que é igualmente uma excelente opção. É um navegador leve, ou seja, funciona mesmo em dispositivos com menos capacidades, mas como ponto negativo permite menos personalização por parte do usuário. Mesmo assim, o navegador se destaca por algumas características, por exemplo, a presença de uma VPN que pode proporcionar mais segurança aos usuários que se conectam à internet a partir de uma rede wi-fi compartilhada.
Safari
O Safari é o famoso navegador associado aos dispositivos Apple. Como ponto positivo, ele recebe atualizações frequentes da gigante da maçã, e faz parte de toda a conectividade que envolve os sistemas da Apple. Isso significa que possui versões tanto para os celulares e Ipads quanto para os Macbooks, o que possibilita uma experiência integrada para os usuários. Além disso, como faz parte da tecnologia Apple que é mais restrita que os concorrentes, é um navegador consideravelmente seguro.