Qual é a diferença entre tecido TNT e SMS?

Qual é a diferença entre tecido TNT e SMS

Qual é a diferença entre tecido TNT e SMS? | Por conta de sua alta durabilidade e resistência, o TNT (tecido não tecido) vem ganhando muita popularidade no mercado.

Devido a sua versatilidade, a utilização desse produto é requisitada em automóveis, artesanato, decoração, sacolas ecológicas, entre outros.

Além do TNT tecido, outro produto de grande utilidade é o tecido SMS. Muito requisitado na área hospitalar, especialmente na fabricação de máscaras e toucas, esse produto é parecido com o TNT, porém, possui algumas diferenças.

Em resumo, tanto o TNT quanto o SMS possuem suas qualidades e ambos podem ser muito úteis. Ao longo deste artigo, saiba qual é a diferença entre tecido TNT e SMS. Confira no nosso site.

Qual é a diferença entre tecido TNT e SMS?

O TNT é um tecido muito popular no mercado, pois tem uma grande capacidade produtiva e uma vasta oferta.

Basicamente, esse material é fabricado a partir de um polímero (polipropileno) e de uma liga de fibras. Ambos são colados por meio de pressão ou calor.

A estrutura do TNT é composta por dois conjuntos de fios: o primeiro está entrelaçado em urdume e o outro está entrelaçado em trama. A combinação desses entrelaçamentos forma um ângulo de aproximadamente 90°.

Por sua vez, o SMS (spunbondmeltblownspunbond) é um tri-tecido laminado que possui três mantas de filamentos aleatórios. Todos os filamentos do tecido SMS são unidos de forma térmica.

Esse tecido tem uma estrutura plana, porosa e flexível e suas fibras são 100% polipropileno.

Higienização

O TNT e o tecido SMS possuem recomendações diferentes quando o assunto é higiene ou esterilização.

De acordo com os especialistas, o TNT nunca deve ser lavado. Contudo, ele pode ser esterilizado a 121°C por 20 minutos ou a 134°C por quatro minutos.

É bom lembrar que o TNT não possui capacidade de filtração, portanto, ele não é uma barreira microbiana.

Por sua vez, o tecido SMS tem a barreira laminada microbiana de meltblown entre duas lâminas de spunbond. Por conta disso, não se deve lavar, esterilizar ou reaproveitar esse produto de forma alguma. O tecido SMS deve ser descartado logo após o seu uso.

TNT – informações gerais

Aprovado pelos órgãos que fazem a proteção e a supervisão da ecologia do planeta, o TNT (tecido não tecido) é um produto biodegradável.

O TNT possui esse nome porque sua fabricação não passa por tecelagem e fiação, processos têxteis muito comuns. Esse tecido é feito a partir da fixação e da aglomeração de fibras desorientadas.

Não é preciso tear o TNT para construí-lo, pois a matéria prima dele é polipropileno, uma resina termoplástica produzida a partir do gás propileno.

Como esse gás é um subproduto da refinação de petróleo, ele consegue usar o calor para unir as fibras do TNT. Por conta disso, tecer um TNT se torna um trabalho desnecessário.

Há dois tipos de TNT’s, os duráveis e os não duráveis. Ambos podem ser produzidos por fibras naturais (lã e o algodão) ou por fibras sintéticas (poliéster ou polipropileno). Como os TNT’s têm uma grande capacidade de produção, eles possuem uma grande oferta e o custo deles é relativamente baixo. Procure uma empresa especializada.

Agora que você sabe qual é a diferença entre tecido TNT e SMS, deixe seu comentário!