Quem era o Apóstolo Tiago Filho de Alfeu?

A Bíblia no Novo Testamento menciona dois dos discípulos de Jesus com o nome Tiago. Portanto, é um dever como crentes identificar cada um para não ter confusões no momento de ler e interpretar a palavra de Deus. Então, quem era o apóstolo Tiago, Filho de Alfeu?

De fato, dois dos doze apóstolos de Jesus eram chamados de Tiago. Um era o apóstolo Tiago filho de Zebedeu, e o outro era Tiago, filho de Alfeu. O primeiro era irmão do Apóstolo João e é conhecido como Tiago, o Maior; enquanto o segundo é Tiago, o Menor.

De fato, como é conhecido como “irmão do Senhor”, ou seja, parente próximo, é frequentemente representado com traços semelhantes a Cristo. Em suma, acreditasse que eram muito parecidos.

Assim sendo, se você deseja saber mais sobre o apóstolo Tiago, Filho de Alfeu, continue lendo esse artigo do nosso site que preparamos para você!

Quem era o apóstolo Tiago, Filho de Alfeu?

Se sabe poucas coisas sobre o apóstolo Tiago, mas uma das coisas que fica claro durante a leitura da bíblia é que seu pai se chamava Alfeu. Apesar do pai de Mateus também possuir esse nome, não fica claro que são a mesma pessoa.

Para se diferenciar do outro apóstolo Tiago, esse é apelidado de “menor”. Essa expressão pode se referir tanto ao seu tamanho, como também a sua idade.

Diante disso, é possível identificar na bíblia sobre qual dos dois apóstolos são mencionados. Contudo, algumas partes aparecem apenas como apóstolo Tiago.

Em suma, é possível que seja o discípulo mencionado em Mateus 27:56; Marcos 16:1; e Lucas 24:10. Se isso estiver correto, então o nome de sua mãe era Maria, uma das mulheres que seguiram o Senhor Jesus e estiveram presentes no momento da crucificação ensinando o povo a como orar a Deus.

História

Filho de Alfeu, é apelidado de “o menor” para distingui-lo do outro Tiago, filho de Zebedeu e irmão de João. Aparece em nono lugar em todas as listas dos apóstolos.

A tradição sempre o identificou como “irmão do Senhor” (Mc 6,3). É mencionado por São Paulo na sua carta aos Gálatas (Gal 1, 19).

Ele também é identificado com aquele Tiago a quem aparece o Senhor ressuscitado (1 Cor 15, 7). Ele também é o autor da carta do Novo Testamento que leva o seu nome.

Gozava de grande autoridade em Jerusalém, prova do qual São Pedro lhe manda anunciar a sua libertação.

Em suma, foi o primeiro bispo de Jerusalém. Ele fica encarregado da igreja da referida cidade após a dispersão dos apóstolos pelo mundo.

Como é conhecido como “irmão do Senhor”, ou seja, parente próximo, é frequentemente representado com traços semelhantes a Cristo. Segundo alguns autores, era tão parecido que foi por isso que Judas teve que dar um beijo no Senhor para que seus soldados o reconhecessem.

O que a tradição diz sobre sua morte é que o sumo sacerdote Ana II lhe ordenou negar Jesus, mas Tiago, que estava no topo do templo, começou a pregar o Evangelho. Ao ouvir isto, os fariseus e escribas encheram-se de fúria e um deles empurrou-o de cima.

Tiago não morre de repente, mas é apedrejado enquanto implorava a Deus de joelhos por seus assassinos. Como demorava para morrer, ele é espancado na cabeça por um batedor.

A sua festa é celebrada no dia 3 de maio, juntamente com a do Apóstolo São Filipe.

Ele é representado com um livro por ter sido autor de uma carta do Novo Testamento, e também com ornamentos episcopais por ter sido o primeiro bispo de Jerusalém.

você pode gostar também