Remarketing: como atrair seus clientes de volta

o que é remarketing

As estratégias para atrair os consumidores são inúmeras, mas até entender o que é remarketing, e reconhecer o potencial quando se conquista novamente um mesmo cliente, os empreendedores alcançarão um novo patamar para a divulgação de uma empresa. 

Afinal, a captação de leads, como são chamados os potenciais clientes, exige estratégias pontuais, que demandam ações diferentes conforme o produto ou serviço oferecido. 

Veja também:

Além disso, há o hábito dos consumidores, que se alternam constantemente, e essas mudanças precisam ser acompanhadas continuamente, para não perder o ritmo de produção. Ou mesmo atingir as metas propostas ao setor de vendas. 

O que é remarketing, impactando o cliente diversas vezes

Todo dia uma pessoa passa pela mesma rua, pois é o trajeto mais viável para chegar até o trabalho. No meio do caminho há um outdoor e ali está estampado um prato saboroso de um restaurante nas imediações.

Quando esse tipo de mídia atinge a pessoa de maneira certeira, fazendo ir até o estabelecimento e consumir no local, o remarketing aconteceu e funcionou adequadamente, conforme estabelecido pela equipe criativa que propôs esse anúncio.

O mesmo processo se dá na internet, em que é possível retomar o contato com um potencial cliente, que demonstrou interesse em produtos mas que por algum motivo não concluiu a compra. Inclusive, é nesse ambiente que o remarketing “nasce” e se fortalece, visto a possibilidade de mensurar e estabelecer campanhas para essa audiência em específico.

O que acontece, e isso está muito relacionado à tecnologia, é que as pessoas estão inseridas em um mundo digital no dia a dia. Portanto, além das mídias tradicionais, que reúnem anúncios em jornais e revistas, e propagandas de rádio e TV, há ainda o Marketing Digital.

Dessa forma, quem costuma visitar um portal de notícias seguidas vezes ao dia, ou ao longo da semana, sempre vai encontrar um banner digital estimulando o consumidor a procurar esse ou aquele produto, despertando um desejo de compra, principalmente quando a página disposta no banner é uma marca em que o usuário “abandonou um carrinho”.

Está aí o remarketing, tão presente na vida dos consumidores, e que serve para reconquistar ou chamar a atenção daqueles que já foram clientes um dia, ou não finalizaram a conversão. 

O mundo digital abre novos horizontes

Vale destacar que, quando bem empregado e com uma campanha publicitária robusta bem intencionada e planejada, o remarketing estimula as compras de diferentes formas. 

Por exemplo, a partir do momento que uma pessoa compra um novo sofá, a decoração da sala de estar pode ser complementada com outros móveis, ou mesmo acessórios de composição do ambiente.

Se a pessoa não comprar tais itens junto com o sofá, a empresa pode alimentar esse lead por meio de diferentes canais de comunicação, trazendo informações diversas sobre decoração e outros produtos que podem ser adquiridos. Entre os canais é possível investir em:

  • Acesso à loja virtual;
  • Anúncios recorrentes;
  • Blogs corporativos;
  • E-mail marketing;
  • Redes sociais.

A possibilidade de visualizar o acabamento final da decoração é possível com o emprego de aplicativos dedicados. 

Com o próprio celular, o cliente pode tirar uma foto da sala e simular, por meio de realidade aumentada, como ficaria o resultado final com novos móveis e acessórios, como abajures e quadros nas paredes. 

Por isso as empresas devem saber como anunciar no Google Ads e, utilizando as ferramentas adequadas, proporcionar aos clientes uma experiência inovadora, e reforçar o remarketing de forma plural, utilizando a tecnologia a favor. 

É importante lembrar que os cookies presentes nos computadores e celulares smartphones determinam se uma pessoa já visitou o site, ou faz diferentes ligações quando uma pesquisa é realizada na plataforma de busca, como o Google.

Investimento certeiro nas redes sociais

Quanto maior o número de aparelhos eletrônicos disponíveis para a população, mais o número de usuários das redes sociais tende a crescer. 

Ao compreender como funciona o Facebook Ads e todo o potencial que essa rede social tem para aplicar o remarketing, as empresas passam a investir em anúncios de forma recorrente e com direcionamento ao público-alvo de maneira certeira

Sendo assim, é imprescindível que um planejamento de marketing não ignore esses canais de comunicação que se ampliam diariamente, alcançando um público interessante para toda e qualquer empresa, principalmente quando se trata de saber o que é remarketing e aplicá-lo adequadamente.

Conclusão

O remarketing possui diversas vantagens, como manter a marca presente na mente dos consumidores, assim como permite um trabalho adequado na implementação de estratégias de inbound marketing.

Isso significa que um anúncio digital em uma rede social, como o Instagram Ads, a taxa de conversão pode ser maior quando se trata de um cliente que passou pelas fases de atração, vendas e retenção. 

As plataformas digitais oferecem ferramentas para garantir o remarketing, e isso deve ser utilizado de maneira profissional. 

Assim, a empresa que foca em atrair os clientes que já conhecem a marca tende a finalizar as vendas com alta taxa de sucesso.