11 Fatos sobre o Âmbar

A pedra ambar do Báltico é uma resina fóssil que se formou em condições naturais há 45 milhões de anos. Apesar dos muitos processos pelos quais a resina passou quando se transformou em âmbar, ela ainda permanece na fase de fossilização, ou seja, processos de oxidação e polimerização.

 

À medida que esse processo continua, o âmbar está mudando constantemente, portanto, pode-se supor que é uma pedra “viva” e, ao mesmo tempo, amigável para as pessoas. Nossos ancestrais se interessaram por ele e o usaram para suas necessidades já no milênio 13 a.C.

 

O âmbar é o único entre as resinas fósseis que contém 3-8% de ácido succínico – uma substância medicinal com múltiplos efeitos; a maior parte está no córtex, que está em sua camada superficial, sua “casca”.

 

2. Onde é encontrado o âmbar do Báltico?

Depósitos de âmbar do Báltico, que são ou foram de importância industrial, são encontrados apenas na Rússia, Polônia, Ucrânia e Alemanha. Assim, nomes como âmbar do Báltico, âmbar ucraniano e âmbar saxão (ou âmbar Bitterfeld de forma intercambiável) significam o mesmo tipo de âmbar, são sinônimos do nome succinita.

 

Os depósitos deste âmbar pertencem a depósitos secundários de origem sedimentar, o que significa que sofreram um transporte mais ou menos distante antes do seu depósito final.

 

Na Polônia, o âmbar ocorre perto do Golfo de Gdańsk, na Sambia e na base do Hel (estes são os depósitos de âmbar mais ricos do mundo), bem como na região de Lublin, perto de Lubartów. Encontra-se em depósitos a uma profundidade de vários a cerca de 150 metros.

 

3. O que são inclusões?

O âmbar geralmente contém inclusões orgânicas: insetos, aracnídeos, meandros, pequenos anfíbios, restos de plantas, grãos de areia e bolhas de gás. Eles são uma fonte de conhecimento sobre a época em que o âmbar foi criado, animais que vivem nas proximidades da árvore resinosa ou ativos durante os períodos de vazamento de resina. As inclusões tornam o âmbar ainda mais especial!

 

4. O que é âmbar tratado?

O âmbar, que é usado na joalheria hoje, é muitas vezes ajustado. A correção é um processo realizado em autoclaves preenchidas com gás inerte sob alta pressão: clarificação, cura e mudança de cor. Neste processo, é possível obter: transparência total das pepitas, montagem completa das peças em camadas de âmbar, produção de falsas inclusões de âmbar (insetos, penas, conchas e fragmentos de plantas são colocados entre as duas partes da pepita; após a processo, a pepita não tem vestígios de aderência), coloração superficial, uniformizando em termos de cor.

 

5. O que é âmbar prensado?

A prensagem do âmbar envolve a fusão de âmbar fino e até pó de âmbar em pedaços maiores sob pressão. O material âmbar resultante tem uma estrutura que depende da tecnologia utilizada. No século 19, os métodos de prensagem de âmbar foram patenteados e nomeados em homenagem a seus criadores: o método Spiller e o método Trebitsch. Hoje, o progresso técnico e tecnológico permite obter produtos feitos de âmbar prensado, que são muito difíceis de distinguir dos produtos feitos de pepitas de âmbar natural.

 

6. Como reconhecer o âmbar do Báltico?

A maneira mais fácil de identificar é comparar as características do âmbar e avaliá-las criticamente. O popular teste de cheiro é usado (libera um cheiro característico de incenso), testando com solventes, testando diferenças em rachaduras superficiais, testando diferenças em rachaduras internas, testando a dureza, riscando a superfície, bem como o método da salmoura. Pepitas de âmbar natural são mais quentes do que outras pedras e, quando esfregadas, atraem partículas de grama seca e pequenos pedaços de papel.

 

7. As cores do âmbar

Uma das propriedades do âmbar do Báltico é a riqueza de suas variedades, consistindo em uma grande diversidade de transparência e cor do âmbar – do amarelo claro aos tons de amarelo ao branco, azulado, esverdeado, bege e marrom. A riqueza das cores âmbar o torna uma matéria-prima muito procurada e valorizada na arte popular e na joalheria.

 

8. Como comprar decorações e jóias de âmbar?

Recomenda-se comprar jóias de âmbar apenas em lojas de varejo que operam legalmente. Após selecionar um item específico, verifique se ele está completo e sem danos, possui etiqueta e está marcado com marcas de identificação ou se possui certificado de teste.

 

Vale a pena perguntar ao vendedor se e como o âmbar foi processado e se uma determinada cor é natural. Alguns estabelecimentos possuem certificados emitidos pela National Amber Chamber of Commerce e pela International Amber Association, que garantem qualidade e honestidade.

 

9. Como cuidar das joias?

As joias oferecidas no mercado são feitas principalmente de prata e ouro. Quanto maior a finura dos metais, menos cobre é adicionado – então a superfície da joia não irá oxidar e escurecer tão rapidamente. Atualmente, o teste de prata 925 é comum, e algumas montagens de pedra âmbar também podem ser encontradas nas amostras de 960 e 1000. Técnicas cada vez melhores de revestimento das superfícies externas do produto permitem apenas minimizar os processos de oxidação que ali ocorrem, mas eles não podem ser completamente eliminados.

 

As joias são mais frequentemente expostas a fatores como suor humano, detergentes, perfumes, ar ou luz – estes podem levar a reações químicas em sua superfície, mas também destruir a pedra.

 

As joias de âmbar devem ser cuidadas com cuidado especial já na fase de exibição em um showroom de joias. Em expositores, é exposto à luz halógena, que depois de muito tempo pode fazer com que o âmbar opaco fique turvo (perda completa da cor) ou um efeito de envelhecimento no caso do âmbar fosco (cor amarelo escuro e profundo) . A joalheria – não apenas a joalheria de âmbar – também não é adequada para tocar, porque os traços deixados nela “funcionam”.

 

É por isso que o vendedor deve servir as joias em uma bandeja especial forrada com veludo e luvas de algodão, e limpá-las imediatamente após o cliente experimentá-las. Também é recomendável limpar cada produto com panos de limpeza especiais – vale lembrar tanto na joalheria quanto em casa.

 

Antes de tudo, você deve garantir que a joia não se deteriore, para que seja armazenada e usada adequadamente. As melhores opções de armazenamento são baús, estojos ou bolsas especiais feitos de materiais delicados. Vale lembrar que os produtos não devem se tocar – assim evitaremos superfícies arranhadas ou correntes emaranhadas.

 

É válido lembrar que pulseira de ambar é uma jóia perfeita para o uso no dia a dia.

 

Você também deve limitar o desempenho das tarefas domésticas em joias – os produtos químicos afetam negativamente sua aparência. Os perfumes também são inimigos das joias: os compostos contidos neles podem reagir quimicamente tanto com as pedras quanto com os materiais de que foram feitos, e até mesmo causar danos permanentes. Portanto, lembre-se de tirar suas jóias antes mesmo de lavar as mãos e colocá-las apenas um momento depois de borrifar o perfume. E sobre limpá-lo com um pano especial após cada uso.

 

Lembre-se que o uso indevido de joias pode até levar a uma alteração na estrutura do produto – então não podemos contar com o vendedor para o reparo dentro da garantia.

 

10. Maneiras de casa

A maneira caseira mais fácil e eficaz é tomar banho em água morna com um pouco de detergente – dessa forma, remova todos os tipos de graxa e poeira da superfície do produto e seque-o com uma toalha de papel. Você também pode usar uma escova de dentes macia, o que facilitará a limpeza.

 

11. Limpeza profissional

Mas nem todas as jóias podem ser limpas com métodos caseiros: muitas vezes alguns de seus elementos (cordas, tiras, feltro, etc.) é preciso. Em uma fábrica profissional, as joias serão desmontadas, limpas à mão ou à máquina, polidas se necessário, e sua superfície será protegida se necessário.

você pode gostar também