Qual é a relação entre a inteligência artificial e o tratamento de dados
Você sabe responder qual é a relação entre a inteligência artificial e o tratamento de dados?
Se não, saiba que você não é o único, pois essa ainda é uma questão que permeia a sociedade, visto o grande avanço da tecnologia em todos os aspectos de nossas vidas.
Com a IA cada vez mais em alta, é comum ouvir falar muito sobre o assunto, e isso se tornou tema de diversas discussões.
Será que a inteligência artificial ainda irá nos dominar? Essa é uma questão pra outra hora, pois hoje iremos tratar da relação dessa tecnologia com o tratamento e análise de dados.
Então se quer saber mais sobre isso, não deixe de ler até o final, e entenda melhor o tema.
Inteligência artificial, saiba mais
É sabido que praticante toda e qualquer tecnologia atrelada à inteligência artificial, se vale da coleta e tratamento de dados.
E apesar de parecer um assunto complicado, isso significa que a tecnologia toma decisões, baseadas em uma tabela numérica, pré-determinada pelas ações dos usuários.
Esse tipo de conceito tem dominado a vida das pessoas, que podem armazenar dados por conta dos equipamentos desenvolvidos para isso.
O armazenamento de dados, que há algum tempo era caro e complicado, tornou- se simples e acessível. Fazer o processamento desses dados também já é bem mais barato, em comparação a alguns anos.
E com tamanha acessibilidade, a área da tecnologia que que faz a análise desses dados também teve a oportunidade de se desenvolver de forma rápida. E o resultado desse avanço são os modelos de algoritmos, que são capazes de fazer tarefas com uma performance idêntica à humana, em diversas aéreas.
É comum ver notícias, que mostram como uma inteligência artificial demonstrou mais aptidão para determinadas atividades, que humanos, ditos especialistas naquele assunto.
Médicos já estão sendo ultrapassados por essa tecnologia, quando o assunto é analisar resultados de exames de imagens. Especialistas em direito são surpreendidos por sistemas e algoritmos que armazenam todos os precedentes de um caso, e consegue encontrar uma brecha no processo em questão de minutos.
No mundo dos videogames, essa crescente é ainda mais evidente, já que robôs estão alcançando fases e níveis, antes desconhecidos pelos jogadores profissionais de todo mundo.
Como a inteligência artificial vai mudar nossas vidas?
Apesar da expansão constante da tecnologia de inteligência artificial, não é possível mensurar qual será o impacto real disso em nossas vidas.
Muito se fala de carros completamente automatizados, capazes de nos levar do ponto A ao ponto B, sem nenhuma interferência humana.
Diversas empresas multimilionárias, como Google, Tesla e Mercedes estão na corrida para ser a pioneira no segmento, e isso só é possível graças à coleta e processamento de dados.
A relação entre um carro autônomo e o tratamento de dados está nos mecanismos, utilizados pela IA para ser capaz de governar um automóvel de forma individual.
As câmeras utilizadas para se orientar na pista, se valem de sensores, que por sua vez, utilizam dados que alimentam um modelo, através de imagens.
A medicina também vem sendo influenciada pela relação entre a inteligência artificial e o tratamento de dados.
A tecnologia utiliza dados armazenados para ler e identificar imagens, que associados ao histórico médico do paciente, é capaz de identificar possíveis doenças, e fazer diagnósticos precisos.
Qual a relação entre a inteligência artificial e o tratamento de dados?
Como já vimos acima, é possível encontrar diversos exemplos, onde a relação entre a inteligência artificial e o tratamento de dados pode influenciar na vida dos seres humanos.
E essa relação, nada mais é do que a união entre os dados e algoritmos, que permite que a IA leia e interprete padrões. Também é possível que essa tecnologia “aprenda”, com total autonomia, ou seja, sem interferência humana.
O termo utilizado nessa situação, é machine learning, que significa aprendizado da máquina.
Depois de aprender a se comportar como um humano, a máquina é capaz de interpretar imagens e ações, assim como faz nosso cérebro, mas com uma rapidez muito maior.
Os sistemas de recomendação, por exemplo, é um exemplo claro dessa tecnologia, pois ela utiliza algoritmos para captar e processar dados, que dizem respeito às nossas pesquisas e interesses na internet.
As empresas costumam comprar esses dados, para oferecer produtos e serviços, pelos quais o consumidor tem demonstrado interesse, para criar mais oportunidades de vendas.
A inteligência artificial está revolucionando nossas vidas, e está cada vez mais presente em nosso dia a dia. Por isso, entender a relação entre inteligência artificial e tratamento de dados é tão importante.