Tecnologia na educação: veja apps e ferramentas para ajudar na sua aprendizagem

Conheça as principais ferramentas que podem ajudar a melhorar o seu desempenho nos estudos

Estudantes de graduação, concursos públicos, vestibulares e preparatórios de uma forma geral sabem a importância da tecnologia na sua rotina de estudos. Não basta ter um notebook de qualidade, é necessário também ter acesso a ferramentas e aplicativos que auxiliem no planejamento e na organização das tarefas.

A tecnologia na educação é um assunto que vem chamando cada vez mais atenção, especialmente em razão das tendências e novas soluções que têm surgido no mercado.

Realidade virtual

Até alguns anos atrás, a realidade virtual parecia algo totalmente afastado da vida das pessoas. No entanto, uma evolução tecnológica acelerada fez com que ela surgisse e vertesse para diferentes áreas — inclusive a área da educação.

Por meio da realidade virtual, estudantes podem mergulhar por um universo totalmente diferente, acessando conhecimento de uma maneira nunca imaginada.

Para simular um ambiente em realidade virtual, é necessário ter um sistema operacional específico e um interface que permita a imersão. A tecnologia pode ser utilizada em áreas científicas, como biologia e física, bem como, em áreas humanas, como história e geografia.

Realidade aumentada

A realidade aumentada é outro exemplo de tecnologia que pode ser utilizada como suporte à educação. Ela não se confunde com a realidade virtual já que nesta modalidade é possível sobrepor elementos virtuais à nossa visão da realidade.

A realidade virtual, por sua vez, é uma tecnologia de interface no qual um usuário consegue visualizar imagens 3D em 360º, criando a sensação de que está presente em um ambiente virtual totalmente diferente do ambiente real.

Aplicativos

Mais próximos da nossa realidade e acessíveis à maioria das pessoas, os aplicativos são grandes aliados dos estudantes de diferentes idades e áreas.

Há uma infinidade de aplicativos que podem auxiliar no planejamento, organização e até no consumo de conteúdo, otimizando o tempo, exercitando a memória e favorecendo o processo de aprendizagem. Confira alguns exemplos a seguir:

• Duolingo: um dos aplicativos de idiomas mais conhecidos no mundo, o Duolingo oferece opções de cursos gratuitos e pagos. Entre os idiomas que você pode aprender estão: inglês, espanhol, italiano, alemão, esperanto e francês. O app mescla atividades de pronúncia, tradução, escrita e escuta.
  • Evernote: o Evernote funciona como um caderno virtual. Por meio dele o aluno consegue registrar informações, conteúdos e aulas. Além das anotações, é possível inserir arquivos em PDF, apresentação de slides, prints de tela, imagens, gravar áudios, entre outros.
  • Plantie: o aplicativo Plantie foi desenvolvido com o objetivo de trazer foco para os estudos. A distração pode trazer muita dificuldade para os estudantes, por isso, ferramentas que ajudam a manter o foco podem ser grandes aliadas na produtividade. O app funciona de maneira muito simples, o objetivo é que o estudante fique sem mexer no celular por um tempo, caso consiga cumprir a meta ele terá plantado uma árvore.
  • Pomicro: o Pomicro funciona como um temporizador que ajuda a melhorar a concentração e produtividade. O objetivo é semelhante ao do Plantie, a diferença é que neste caso ele intercala períodos de 25 minutos de atenção focada com pausas de 5 minutos para descanso — como no método pomodoro.
  • Trello: utilizado tanto por estudantes como por profissionais de diferentes áreas, o Trello é um app que ajuda a organizar as tarefas. Ele pode ser usado no computador ou no smartphone e auxiliar os estudantes que precisam planejar e coordenar múltiplas atividades.

Alguns aplicativos estão disponíveis apenas para iOS, a dica é consultar a disponibilidade na sua loja de aplicativos.

Gamificação

A gamificação é outro exemplo de como a tecnologia pode ser inserida na educação como metodologia de ensino. Gamificação é o nome dado ao uso de elementos de games no processo de aprendizagem. Ele é especialmente eficiente para alunos mais jovens, que se sentem mais estimulados por esse tipo de tecnologia.

Com premiações que vão de pontuação a medalhas, por meio dele os alunos demonstram engajamento nas atividades, interesse nas aulas e melhora no processo de aprendizagem.

Videoaulas

Com a pandemia, as videoaulas ganharam ênfase e parecem ter chegado para ficar. Elas podem ser utilizadas como mecanismo de ensino em diferentes circunstâncias. Gravadas pelos professores e disponibilizadas em um ambiente virtual, elas permitem ao aluno assistir às aulas quando e quantas vezes quiserem.

Como você viu, são muitas tecnologias que se aplicam em diferentes situações e atendem às necessidades de públicos de todas as idades. Fazer uso inteligente da tecnologia pode ajudar a melhorar o seu desempenho, trazer produtividade e agregar qualidade ao seu processo de aprendizagem. Experimente!