Qual a Importância da Saúde da Pele?

saude-da-pele

Todo mundo sempre fala a respeito da saúde da pele. No entanto, você já parou para tentar entender o motivo de esse tema ser tão importante? É bem provável que, ao citar esse assunto, a grande parte das pessoas associem às espinhas ou acnes.

É claro que esses são dois problemas que, quando se tem uma rotina de cuidados com a pele, podem ser evitados. No entanto, trata-se de uma questão muito mais profunda e séria. Ter cuidados com a pele é capaz de evitar inúmeros outros problemas.

Você sabia que, quando não se tem os devidos cuidados, a pessoa corre mais riscos de ter câncer de pele? Inclusive, pessoas que têm mais chances de desenvolver esse problema, deveriam ir ao dermatologista especialista em câncer de pele com certa constância.

Afinal de contas, a nossa pele está em constante exposição, seja ao sol ou mesmo à poluição. Por isso, além de manter uma rotina de cuidados, deve-se ir ao especialista de forma regular, até mesmo para garantir que está tudo saudável.

Mas como saber se a pele está saudável? Além do mais, através de quais formas se pode manter a pele sempre hidratada? Será que apenas através de produtos cosméticos, como cremes? Esse ainda é um assunto do qual há algumas dúvidas.

Por isso, se você quer entender mais sobre esse tópico, é só conferir esse artigo, onde iremos dar os devidos ensinamentos. Então, sem mais delongas, vamos ao que importa!

Os produtos cosméticos são as melhores opções para cuidar da pele?

É comum que, ao iniciar sobre esse assunto, a grande parte das pessoas acharem que a melhor forma de cuidar da pele é através de produtos cosméticos. Mas será mesmo? É claro que não se pode generalizar, mas a verdade é que nem todos são ótimas alternativas.

Inclusive, de acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), o uso de cosméticos, em especial as maquiagens, são os principais responsáveis por fazer com que as pessoas tenham reações adversas, como a alergia.

Por isso, ainda que alguns cosméticos aparentam ser uma solução prática, a verdade é que nem sempre essa é a melhor alternativa. Então, ter uma alimentação um pouco mais regrada e outros tipos de cuidados com a pele é essencial.

Há alguns produtos que possuem substâncias tóxicas e, por isso, ainda que causem a sensação de pele saudável, a verdade é que pode se tratar de algo apenas superficial. Ou seja, os produtos naturais vem se mostrando as melhores opções.

Afinal de contas, eles são capazes de agir na nossa pele, mas sem agredi-las. Mas então, como saber se a pele está mesmo saudável, e que um determinado produto não está fazendo mal a sua pele? É sobre isso que iremos falar a seguir.

Leia também: 5 dicas para acabar com a ansiedade

O que é saúde da pele e como saber se ela está saudável?

A nossa pele é o maior órgão do ser humano e, dentre as suas inúmeras funções e responsabilidades, com certeza a principal delas é de proteger o corpo de diversos agentes tóxicos, bem como:

  • Bactérias;
  • Vírus;
  • Poluição;
  • Substâncias químicas no geral.

Entretanto, se a pele não está saudável, ela perde um pouco dessa capacidade de proteção. Então, quando se fala em “saúde da pele”, referimo-nos à capacidade que a pele tem em desempenhar, de maneira integral, a sua função.

Mas como saber se ela está saudável? É bem simples. Se você está com uma dor no joelho, procura-se por um ortopedista especialista em joelho. Agora, se você tem algum problema de coração, ir ao cardiologista com certeza é a melhor opção.

Com isso, estamos querendo dizer que a melhor forma de saber se a sua pele está saudável é indo ao especialista: o dermatologista. Mas, no geral, uma pele que está em total função de desempenhar o seu papel tende a possuir uma textura uniforme, com brilho e certa luminosidade.

Mas, fazer uso de alguns produtos cosméticos, que possuem substâncias tóxicas, pode deixar a pele desequilibrada. Como consequência, pode gerar acne, descamação ou mesmo uma textura irregular. Esses são alguns indícios de que a pele não está boa.

O que ajuda a pele a se manter saudável?

É claro que ter uma rotina diária de cuidados é essencial. Por isso, o famoso skincare, por exemplo, é uma ótima alternativa. Mas não é só isso. A fim de evitar inúmeros outros problemas, é interessante ir um pouco além.

Manter uma dieta regrada é uma das principais formas de garantir que a pele se mantenha saudável. Afinal de contas, a nossa pele recebe nutrientes através da alimentação.

Por isso, para manter a sua pele saudável, fique de olho nos seguintes pontos:

  • Alimentação;
  • Limpeza;
  • Hidratação;
  • Proteção
  • Uso de produtos corretos e não agressivos.

Nos tópicos seguintes, iremos falar com mais detalhes sobre cada um dos cuidados que você deve tomar. Confira abaixo.

Alimentação

Você já ouviu o ditado de que somos aquilo que comemos? Pois é! Aqui nessa situação, não é nem um pouco diferente. Todo o nosso corpo recebe os nutrientes dos alimentos que ingerimos. Então, se você costuma comer coisas oleosas, é bem provável que isso se reflita na sua pele.

Por isso, se você quer manter a pele do seu rosto e de todo o seu corpo saudável, é indispensável que você passe a ingerir mais vitaminas e nutrientes. Não é à toa que, após uma cirurgia de joelho, por exemplo, o médico indique uma dieta, a fim de melhorar a cicatrização.

Uma ótima dica é passar a consumir frutas vermelhas. E isso acontece porque elas são ricas em vitamina C e cianidina, as quais são capazes de prevenir o envelhecimento da pele, além de minimizar a oleosidade e acne.

Limpeza

Esse é um cuidado que principalmente as mulheres devem ter. Tirar a maquiagem antes de dormir e lavar o rosto pode ser bem cansativo. No entanto, dormir com tais substâncias na face pode ser ainda mais prejudicial.

Mas, mesmo aquelas pessoas que não costumam usar maquiagem precisam ter essa rotina. Afinal, a poluição e demais produtos químicos podem fazer com que se deposite algumas substâncias químicas no rosto. Por isso, lavar o rosto ao menos duas vezes ao dia é essencial.

Hidratação

Hidratar é algo essencial para manter a saúde da pele. Às vezes, por mais que a sua pele esteja aparentemente bem, deve-se considerar o interior. E uma das formas de fazer isso é através da hidratação.

Contudo, ao falar de hidratação, a grande parte das pessoas logo imaginam a necessidade de aplicar alguns produtos tópicos. É claro que esse é um bom cuidado, mas não é o único. Aumentar a ingestão de água é uma das formas de manter a hidratação.

Beber água melhora a circulação sanguínea, aumenta a taxa metabólica e o fluxo de oxigênio. Fora isso, a ingestão adequada tende a eliminar algumas toxinas do corpo, combater a psoríase, rugas e eczema. Além de tudo, aumenta a nossa imunidade

Proteção

Se expor em excesso à radiação UV é capaz de ocasionar em manchas, rugas e, a depender da quantidade, até mesmo o câncer de pele. Inclusive, de acordo com o INCA, no Brasil, cerca de 180 mil casos novos são registrados todos os anos.

E qual é a melhor forma de prevenir o problema? Fazendo o uso adequado de protetor solar. Mas, ao comprar esse produto, avalie se ele também protege contra outras radiações que também fazem mal, como UVB e UVA.

Fora isso, caso você tenha passado por uma cirurgia no ombro, por exemplo, deve-se dar certa atenção para a cicatriz no local. Por isso, passar o protetor e ter outros cuidados é fundamental