Abordagem de vendas: o que é? 5 dicas para um atendimento no 10

Abordagem de vendas

A frase: “a primeira impressão é a que fica” pode parecer clichê, mas, quando se trata de abordagem de vendas, é a mais pura verdade. Afinal, quem é que nunca passou por uma experiência negativa enquanto cliente, que acabou com qualquer chance de fechar negócio logo no primeiro contato, não é mesmo?

 

Quer saber como isso impacta o seu negócio e o que fazer para melhorar a performance da sua equipe?

 

Neste post, explicamos o que é uma abordagem de vendas e como ela deve ser realizada para maximizar suas chances de sucesso. Além disso, damos algumas dicas fundamentais para um atendimento de excelência. Aproveite a leitura!

 

O que é uma abordagem de vendas?

Abordagem de vendas é como chamamos o primeiro contato entre empresa e cliente. Pode ocorrer de diversas formas, seja via chamada telefônica realizada por um vendedor ou simplesmente quando o cliente entra em uma loja física.

 

Justamente por se tratar do primeiro contato é que este momento é tão importante, afinal, uma má impressão nesta situação pode colocar a perder qualquer relação que poderia se desenrolar a partir deste encontro inicial. Por outro lado, também é uma oportunidade de ouro para estabelecer uma imagem super positiva.

 

Como deve ser a abordagem ao cliente para vendas?

Como se trata do primeiro contato que o cliente está tendo com seus produtos ou serviços, é importante ter em mente que ele ainda não sabe o que esperar. Logo, cabe a você criar uma boa impressão. Neste caso, sua postura sempre irá depender do perfil do cliente.

 

Uma postura mais descontraída pode ser interessante para gerar vínculo, porém sem exagero. Lembre-se de que vocês não são íntimos, então, pegue leve.

 

Algumas pessoas lidam bem com vendedores mais descolados, outras, irão preferir alguém mais sério. É importante fazer uma leitura de como reagem a você, para assim, ter uma noção mais clara se está no caminho certo ou se precisa adaptar seu modo de agir ou de se expressar.

 

5 dicas de como abordar o cliente em diferentes canais de comunicação

Ter uma boa estratégia para o contato inicial pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso nas vendas. Portanto, a forma de abordar o cliente neste momento deve ser muito bem pensada.

 

Para te ajudar com isso, separamos algumas dicas indispensáveis para uma boa abordagem de vendas, que certamente vão te colocar na direção certa! Confira:

 

1. Seja confiante

Uma abordagem de vendas de sucesso requer uma postura confiante e, para isso, você precisa conhecer e acreditar naquilo que está vendendo. Isso significa que, você, mais do que qualquer outra pessoa, precisa saber tudo sobre o produto ou serviço que oferece. Isso certamente trará mais segurança ao abordar os clientes.

 

2. Seja claro e objetivo

A clareza é um ponto importante em qualquer tipo de comunicação, sendo essencial para que os envolvidos se entendam. Logo, você deve “falar a língua” do cliente, evitando gírias ou termos técnicos de difícil compreensão para leigos. Lembre-se que uma de suas principais funções é justamente sanar dúvidas.

 

Do mesmo modo, ser objetivo não significa dar informações pela metade, mas sim, ir direto ao ponto, explicando pontos importantes, capazes de ajudar o cliente em sua jornada de compra, sem ficar enrolando ou fazendo-o perder tempo com detalhes que ele já conhece ou que não fazem nenhuma diferença para a ocasião.

 

3. Ouça com atenção

Nas vendas e na vida de modo geral, saber ouvir é tão importante quanto saber falar. O vendedor que fala sem parar deixa claro que só está preocupado em realizar a venda, e não com a satisfação do consumidor, o que pode afastá-lo.

 

Por outro lado, demonstrar um interesse genuíno pelo que o cliente tem a dizer é uma ótima maneira de estabelecer vínculo e um passo importante para fechar negócio. Além de permitir conhecer o cliente e coletar informações valiosas, que podem ser utilizadas como argumento para aprimorar sua abordagem de vendas.

 

4. Venda soluções

Se você e seu concorrente trabalham com um mesmo produto, o que define quem o consumidor irá escolher? Se você respondeu “o preço”, não está errado, pois, de fato é um critério de escolha. Mas, vamos supor que ambos praticam preços iguais.

 

A questão é que qualquer um pode apresentar um produto, logo, para se destacar ao abordar o cliente, a dica é: vá além das aparências, evidenciando quais são os diferenciais daquilo que você está oferecendo. Esse é o seu momento de brilhar e usar todo o seu talento para as vendas!

 

Ou seja, mais do que indicar um produto ou serviço, mostre ao cliente como o produto que você está apresentando pode resolver seus problemas, quais são suas vantagens e como se difere daquilo que seus concorrentes vendem. 

 

5. Não se limite ao script padrão

É fato que um script ajuda muito na abordagem de vendas, porém, esta ferramenta deve ser utilizada como um apoio para a sua estratégia, não como uma muleta. Discursos engessados soam robóticos, logo, dificilmente prenderão a atenção do interlocutor, o que reduz consideravelmente as chances de realizar a venda.

 

Para aumentar suas chances de sucesso, é preciso desenvolver a habilidade de moldar seu discurso de acordo com o prospect, personalizando o atendimento, a fim de entregar uma performance verdadeiramente encantadora. Faz sentido?

 

Será que você tem o que é preciso para uma abordagem de vendas nota 10?

A abordagem de vendas é uma grande oportunidade de “fazer bonito” e encantar o cliente com um atendimento excepcional. Porém, isso nem sempre é fácil, visto que cada pessoa é única e, por mais que sua clientela siga um perfil semelhante, ainda será necessário se adaptar e se esforçar para alcançar a excelência.

 

Vale ainda observar que não existe fórmula mágica, ou seja, não há uma técnica definitiva, mas sim aquela estratégia que funciona bem para você. Justamente por isso, é importante aperfeiçoar sua abordagem de vendas constantemente, e as dicas que apresentamos neste post podem ser um bom ponto de partida.

 

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe com seu time, para que todos tenham acesso a essas dicas de como abordar clientes de forma mais eficiente, e assim, consigam otimizar seus resultados.