Benefícios de ter uma cadeira de banho para idosos

Para pessoas com dificuldades ou problemas de saúde, tomar um simples banho pode não ser uma tarefa fácil. Tomar um banho deveria ser relaxante, mas a verdade é que para essas pessoas é uma tarefa até aterrorizante. A possibilidade de acidentes, tombos, quedas e até machucados que podem levar a uma internação no hospital fazem dessa atividade um caos.

Mas, a verdade é que no mercado temos opções simples e fáceis para solucionarmos esses problemas e escolher a melhor cadeira de banho para idoso é uma opção fácil e rápida. Não deixe a segurança de seu ente querido para amanhã!

Trouxemos aqui alguns dos motivos para você comprar uma cadeira para pessoas idosas ou com maiores dificuldades.

5 Motivos para você adquirir uma cadeira de banho para idosos

Motivo 1: Uma cadeira de banho para idosos ajuda a melhorar a segurança dos nossos idosos. Já imaginou ter medo de tomar banho? Pois é, esse pode ser o sentimento que seu ente querido tem. A possibilidade de desvelar e cair pode estar em sua cabeça toda vez que entra no chuveiro. Por isso, uma cadeira de banho é uma maneira fácil de resolver esse problema.

Escolher uma cadeira de banho aumenta a segurança e diminui os riscos de cair, promovendo um ambiente seguro para seu banho. Especialmente para pessoas que utilizam cadeiras de rodas, cadeiras de banho são ótimas soluções e substituem as cadeiras desconfortáveis que normalmente são utilizadas.

Motivo 2: Higienização. No mercado temos opções de cadeiras de banho que promovem uma  melhor higienização de nosso ente querido, promovendo sua saúde, evitando riscos de doenças e promovendo uma maior segurança.

Motivo 3: Promove a segurança, independência e facilita com que a pessoa seja mais livre. Por ter seu uso mais facilitado a cadeira de banho pode até ser utilizada de modo independente pela pessoa com necessidades. Também, no mercado atual temos diversas opções com tamanhos diferentes que podem ajudar ao nosso idoso ou ente ter mais conforto em seu uso, de cadeiras largas, pequenas, altas e móveis no mercado não faltam opções.

Motivo 4: Melhora a qualidade de vida. Pessoas com dificuldades que estão presas a uma cadeira de rodas podem sentir muita dor pela dificuldade de mobilidade. A sensação de estarem precisando de ajuda para fazer tudo e qualquer coisa na vida pode trazer um impacto muito negativo na vida dela. Dessa forma, a pouca independência que uma cadeira de banho pode trazer às vezes faz muita diferença. Afinal, nada melhor que poder tomar um banho sozinho para acalmar os nervos.

Motivo 5: A cadeira vai ser sua. Uma das maiores dificuldades de quem viaja com entes com dificuldades é a necessidade de pedir emprestado cadeiras de banho em hotéis e muitas vezes não terem. Dessa forma, ter sua própria cadeira pode facilitar as viagens e criar uma sensação de liberdade.

Como auxiliar um idoso a tomar banho:

Já sabemos a necessidade de termos uma cadeira para auxiliarmos nossos entes queridos ou idoso a tomarem banho. Mas, é essencial também entendermos como auxiliarmos eles da melhor maneira possível a tomarem banho. Vamos te dar 7 passos fáceis e rápidos para auxiliar seu ente querido no banho.

Passo 1: Organize todos os materiais de modo a estarem ao alcance fácil e sem muita movimentação.
Passo 2: Prepare o chuveiro colocando sua cadeira no banheiro

Passo 3: Cheque a temperatura do banho para evitar que ele sofra com frio ou calor.
Passo 4: Leve-o ao seu chuveiro

Passo 5: Se possível permita que o banho seja executado por eles mesmos aumentando assim seu conforto e liberdade.
Passo 6: Ajude-o a sair do banho

Se possível faça uma instalação de barras laterais que facilitam a sua ente querido levantar da cadeira ou se agarrar enquanto você facilita a sua saída do chuveiro. Se você tiver uma barra presa que facilite a entrada e locomoção do seu ente no chuveiro o processo vai ser muito mais seguro.

Afinal, não vai ter tantos riscos de resvalar e ou até de danos graves Recomenda-se que você tenha no mínimo uma barra lateral no chuveiro, Mas, se possível, 3 a 4 barras são essenciais  uma em cada extremidade. Tipicamente recomenda-se que as barras estejam a 90 centímetros de altura. Pois, dessa forma o idoso vai conseguir se levantar facilmente.

Se você é uma pessoa que tem mobilidade limitada ou conhece alguém que tem, escolher uma boa cadeira de banho é essencial, por favor, não arrisque sua saúde e ou até coloque sua vida em risco por tomar banho sem ou até utilizar alguma emprestada.

No mercado atual existem diversas marcas, tipos e modelos de cadeiras de banho que podem ser ótimas opções para o que você procura. Por isso, utilizar como desculpa o fato de não termos opções não é verdade. Garanta sua segurança e saúde adquirindo uma cadeira de banho e garanta o conforto de quem você ama!