Como captar clientes para consultoria e aumentar a receita?

Como captar clientes para consultoria e aumentar a receita?

Aprenda agora como captar clientes para consultoria com 7 dicas

Quer um grande motivo para você aprender como captar clientes para consultoria? De acordo com uma pesquisa realizada pelo Laboratório de Consultoria, que é relacionado à Associação Brasileira de Consultores (ABCO), esse mercado teve um crescimento de 33,6% do setor público e de 83,2% no privado.

 

Pequenas empresas têm sido abertas para atender uma necessidade de outras organizações: análise e suporte para organizar e criar processos adequados que promovam a expansão e a solidificação da marca.

 

Mas, principalmente para quem está iniciando o seu negócio ou deseja expandir o seu alcance no mercado, é preciso saber estratégias de como captar clientes para consultoria.

 

Há diversas formas que contribuem para encontrar leads qualificados e gerar mais contratos. Quer saber quais são? Continue a leitura e prepare o seu negócio para prospectar os clientes ideais com dicas práticas.

 

Como captar clientes para consultoria?

Separamos abaixo um passo a passo completo para você adaptar suas ações de marketing e vendas e descobrir como captar clientes para a sua consultoria. Preparado?

 

Use nossas dicas como um guia e ajuste as ações à realidade do seu negócio. Você pode começar aplicando todas elas ou então escolher algumas para dar o primeiro passo.

 

  1. Conheça o seu público e defina sua persona

Não importa qual seja o segmento ou o modelo do negócio: ele precisa saber quem são seus clientes ideais para investir esforços em conquistá-los. Sem perder tempo e recursos com leads desqualificados, que não vão contratar seus serviços.

 

Esse é o primeiro passo de como prospectar clientes. É a base para desenvolver estratégias precisas que realmente trarão resultados significativos. A definição do seu público-alvo e da sua persona é fundamental para mirar em um alvo e acertá-lo.

  1. Saiba onde encontrar seu público

Para pesquisar onde estão seus possíveis clientes, você deve buscar informações sobre seus clientes atuais. Se tiver um sistema de CRM que reúna todos os detalhes sobre eles, não deixe de usá-lo. Baixe relatórios e analise insights sobre o perfil, o comportamento, o hábito de consumo, entre outros aspectos.

 

Ou então, caso não tenha muitos clientes ainda, pesquise e crie o perfil ideal de cliente da sua empresa.

 

Após isso, faça uma lista sobre quais empresas gostariam de receber uma proposta da sua consultoria.

 

  • Qual é o porte delas?
  • Em qual setor elas atuam?
  • Elas estão iniciando seu negócio ou têm planos de expansão?
  • Quais são suas necessidades, seus gargalos e seus desafios no dia a dia?

 

 A busca pode ser pelo Google ou então pelas redes sociais, como o Linkedin.

 

Assim que descobrir o contato dos líderes responsáveis por receber o seu tipo de proposta, envie um e-mail de apresentação e marque uma reunião presencial ou on-line, sem compromisso.

 

Não se esqueça de agregar valor ao seu serviço durante essa primeira conversa. A hora de conquistar e atrair o lead é essa. Ele precisa conhecer seus problemas e descobrir que sua consultoria pode ajudá-lo. Mostre os benefícios gerados com o auxílio da sua empresa.

  1. Peça indicações

Não tenha vergonha de pedir indicações e dicas de como captar clientes para consultoria a parceiros atuais, amigos, familiares, conhecidos, ex-colegas de trabalho, entre outros contatos.

 

Mostre-se profissional durante essa abordagem e, assim que receber algum contato, envie logo uma apresentação da sua consultoria que desperte o interesse do lead.

  1. Invista no marketing digital

Além de frequentar feiras e eventos importantes para a sua consultoria, marque a sua presença on-line. Há uma infinidade de ações que podem gerar mais oportunidades de negócios.

 

Uma delas é o marketing de conteúdo, que contempla práticas que fornecem materiais e conteúdos úteis e de alta qualidade, que fazem sentido para o seu público, como e-books, videoaulas e infográficos. Eles podem ser divulgados em sites, blogs, redes sociais, e-mails etc.

 

A partir do cadastro de leads, é possível segmentar os leads e guiá-los pelo seu funil de vendas, isto é, pela jornada de compra.

 

É importante agregar valor e se destacar como autoridade nos assuntos abordados. Isso aumentará a sua prospecção de clientes B2B e, consequentemente, o fechamento de negócios.

 

Outro passo é criar estratégias de envio de e-mails ou newsletter que mantenham o seu público engajado e criem um relacionamento sólido e duradouro. Mais uma vez: agregue valor e evite enviar conteúdos promocionais.

 

Por fim, faça anúncios em plataformas e redes sociais em que o seu público está. Escolha as palavras-chaves adequadas que são as mais buscadas pelo seu público e segmente os anúncios com base nas informações obtidas pelo estudo prévio da sua persona.

 

Se precisar, conte com a ajuda de um sistema de CRM para pequenas empresas e uma agência especializada em marketing digital.

  1. Use também as mídias tradicionais

Outra estratégia para aprender como captar clientes para consultoria é adotar táticas eficientes para conseguir novos clientes por ligações telefônicas.

 

Essa é a forma mais tradicional de prospecção de clientes. Mas, é preciso ficar atento a erros que podem afastar seu potencial cliente.

 

Seja breve, objetivo e evite scripts de vendas engessados ou formais demais. Lembre-se que ao conhecer profundamente o seu cliente ideal, é possível definir o tom de voz a ser utilizado nas abordagens. Busque formas de se conectar e criar vínculos com os leads.

  1. Faça testes e acompanhe resultados

Não existe uma receita de bolo de como captar clientes para consultoria. Afinal, há diversos segmentos de mercado e formas de atuação distintas de empresas.

 

Por isso, teste seus métodos, acompanhe métricas de vendas e indicadores de performance, ajuste suas estratégias e saiba como atingir seus clientes potenciais. O tempo e a prática vão mostrar quais ações têm mais sucesso do que outras.

  1. Ofereça canais de atendimento variados

Por onde os seus clientes potenciais preferem entrar em contato com a sua empresa? Descubra e disponibilize um atendimento omnichannel eficiente: reuniões presenciais e on-line, contato pelo site e pelas redes sociais, envio de e-mail, telefone, WhatsApp, chatbot etc.

 

Bem, percebeu que há várias maneiras de montar a sua estratégia de como captar clientes para consultoria, não é mesmo? Seja de forma off ou on-line, o importante é estar onde os seus potenciais clientes estão.

 

Lembre-se de sempre acompanhar os resultados e entender a melhor maneira de como captar clientes para a sua consultoria. Se possível, invista em ferramentas que promovam maior produtividade, monitoramento do pipeline, dados para vendas complexas e insights valiosos para o negócio, como o sistema de CRM e softwares de automação de marketing.