Como Melhorar a Qualidade da Pele?

maneiras de melhorar a qualidade da sua pele

Nossa pele é uma parte do corpo que está constantemente exposta a danos durante o dia a dia, ela também é muito sensível e por isso, alguns fatores podem ser bastante prejudiciais a sua saúde.

Hábitos como cuidar da alimentação, praticar exercícios físicos e realizar procedimentos estéticos como o skinbooster podem te ajudar a cuidar melhor de sua pele. Por isso, separamos neste texto algumas dicas de como melhorar a qualidade da sua pele.

Como melhorar a qualidade da pele

1. Use filtro solar no rosto diariamente

O uso do filtro solar é muito importante para manter a saúde de nossa pele, a exposição ao sol diária envelhece o rosto, aumenta a formação de manchas e ainda pode contribuir para o surgimento do câncer. Por isso, você deve estar protegido quando for se expor ao sol.

Aplique o filtro solar todos os dias logo pela manhã. Lembre-se de distribuí-lo bem por toda a pele, no rosto espalhando na testa, bochechas, queixo e nariz, e também por todo o corpo.

Caso use um filtro solar com fator 30 ou superior, não há necessidade de reaplicação, se você passar o dia em ambiente fechado.

As recomendações mudam quando for fazer uma exposição de longo período, neste caso capriche na quantidade de produto e reaplique de 2 em 2 horas. Use o também sobre o corpo, de forma uniforme, desta forma todas as partes que estarão expostas ao sol ficarão protegidas.

Use também o protetor labial para proteger seus lábios dos raios solares. Certifique-se também de estar usando um protetor solar que seja aprovado pela Anvisa.

Cuidado também quanto aos horários em que irá fazer a exposição ao sol, ela deve acontecer antes das 10h e depois das 16h, horários em que a intensidade dos raios é menor. Você também pode usar roupas e acessórios para ajudar a se proteger do sol como, chapéus, bonés, viseiras, lenços e barracas.

2. Hidratação

A hidratação é fundamental para quem deseja manter a pele macia, luminosa e livre de lesões. Por isso, é muito importante beber água regularmente, além de beneficiar a pele ela ajuda a manter o bom funcionamento de todo o nosso corpo.

Use também hidratantes que ajudam a manter a pele sempre hidratada, o recomendado é que faça sua aplicação logo após o banho, quando a pele ainda está úmida.

Para ajudar na hidratação evite tomar banhos quentes, pois eles eliminam a gordura natural, o que faz com a pele perca água.

O ideal é que beba de dois a três litros de água por dia, sucos com frutas naturais e água de coco podem ajudar a manter a pele hidratada.

3. Tenha uma alimentação saudável

Muito cuidado também quanto a sua alimentação, opte por alimentos leves e saudáveis, tenha uma alimentação balanceada com muitas frutas e alimentos ricos em betacaroteno, pois eles deixam a pele mais hidratada e melhora sua qualidade de vida.

Separamos aqui uma lista com os alimentos que podem te ajudar a manter a hidratação da pele e que ajudam a garantir que ela permaneça saudável.

  • Salmão

  • Abacate

  • Laranja

  • Castanha-do-pará

  • Batata doce

  • Aveia

  • Beterraba crua

  • Melancia

  • Brócolis

  • Tomate

  • Semente de girassol

  • Uva roxa

  • Soja

  • Chá verde

4. Saiba qual é o seu tipo de pele

Outra dica muito importante quanto aos cuidados com a pele é saber qual é o seu tipo. Pois os produtos e tratamentos são criados de acordo com cada tipo de pele que existe, e usar o produto errado pode trazer resultados contrários aos que você espera.

Por isso, descubra qual é o seu tipo de pele e assegure de que o produto que está usando é o indicado para ela.

5. Nunca durma com maquiagem

Não durma com maquiagem ainda no rosto, este hábito pode prejudicar e muito sua pele saudável, o produto quando é deixado sobre ela pode aumentar as chances de surgirem cravos, espinhas e alergias.

E é a noite que a pele absorve melhor os nutrientes, e para que isso aconteça da forma correta é importante que ela esteja limpa.

Tenha também um sono de qualidade, isso além de cuidar da saúde da pele, ajuda a manter a saúde de todo nosso corpo em dia.

6. Realize as limpezas da pele

Não somente à noite, mas durante todo o dia sua pele deve estar sempre limpa. Por isso, a skincare e os banhos diários ajudam a cuidar da saúde da pele. Crie uma rotina de cuidados com a higiene dela, evite as receitas caseiras e sempre que possível realize as limpezas com um profissional.

7. Consulte um dermatologista

Outra dica muito importante é manter as consultas com o dermatologista frequentes, este profissional está preparado para te atender da melhor forma, além de ajudar com as dicas de prevenção a problemas na pele, ele é quem realiza os procedimentos de tratamento quando existe algum problema mais grave.

Por isso, cuide de escolher um bom profissional que entregue um serviço de qualidade.