Como organizar uma cozinha? – Confira 4 dicas essenciais!

Como organizar uma cozinha

Como organizar uma cozinha? Em uma cozinha ideal, cada objeto tem uma localização precisa. É ordenada, organizada e funcional. Parece um sonho para você? Ter uma cozinha assim é mais fácil do que parece. Vamos descobrir juntos como atingir esse objetivo.

Confie nos acessórios de decoração para manter tudo em ordem, como um chão de concreto, mas não se esqueça de seguir estas poucas e simples regras. Leia conosco e saiba como organizar uma cozinha. Vamos lá!

 

4 dicas de como organizar a cozinha

1. Organize os objetos de acordo com a frequência de uso

É uma boa prática (não apenas na cozinha, mas em todos os cômodos compartilhados da casa) manter os objetos do dia a dia à mão. Tudo o que você usa todos os dias, mesmo várias vezes ao dia, deve ser colocado em compartimentos abertos ou em gavetas que você possa abrir com o mínimo esforço.

As ferramentas e aparelhos que você raramente usa podem ser colocados nas prateleiras mais altas. Luz verde também para caixas e recipientes posicionados acima das unidades de parede. 

Em cada cozinha há uma pequena cômoda. A melhor forma é seguir esta ordem: nas prateleiras superiores você colocará os talheres e todos os utensílios que usa com mais frequência (abridor de garrafas, tesoura, tampinhas de plástico, etc.), seguido de toalhas de mesa, jogos americanos, panos de prato e, afinal, as ferramentas que você usa quase uma vez por ano (o saco de confeitar, a faca de panetone, o quebra-nozes, etc.).

Outros detalhes

Tenha cuidado para não misturar facas e outros objetos pontiagudos com ferramentas sem lâmina na mesma gaveta. É uma boa ideia usar protetores de lâmina para evitar ferimentos, além de permitir que você preserve a nitidez.

É diferente para as colheres de pau e facas: estas também têm uma função decorativa para que ficam ótimas ao lado do fogão. Se você tem filhos pequenos, tome cuidado para que eles nunca estejam ao seu alcance. Se o espaço permitir, pendure conchas em uma barra.

O mesmo vale para óleos e especiarias. O óleo que você usa para cozinhar pode ficar exposto, enquanto o óleo reserva deve ser mantido em local fresco e seco. Os potes de sal e açúcar podem ser colocados ao lado dos fogos, mas seria melhor se fossem mais abrigados.

Para todos os aromas, lembre-se de usar recipientes que sejam fáceis de abrir mesmo com uma mão: você achará extremamente conveniente ao preparar refeições. Organize-os de acordo com o uso que você faz deles. Se em vez disso você usar muitos e com a mesma frequência, uma boa técnica é colocá-los em ordem alfabética.

2. Aplique o esquema “like with like”

Um conselho geral é evitar encher gavetas e armários com material heterogêneo: será quase impossível encontrar coisas e, consequentemente, recolocá-las no lugar.

Por exemplo, se você tiver uma única gaveta para colocar todos os seus utensílios, separe-os com uma divisória e se certifique de ter sempre uma boa visão de todo o conteúdo.

Além disso, para guardar todos os recipientes da geladeira (plástico ou vidro) sem ocupar muito espaço, será suficiente inseri-los um no outro, por ordem de tamanho. Agrupe todas as tampas e as mantenha na vertical em um dos recipientes.

Vamos agora passar para a despensa. Aqui, também, ordene os alimentos de acordo com seu uso e coloque os suprimentos nas prateleiras menos confortáveis. Detergentes terão uma localização ainda diferente, seria ainda melhor se estivessem no armário embaixo da pia, a menos que você tenha recipientes separados de coleta de lixo.

 

3. Como organizar a cozinha? Reduza as distâncias

Por que os utensílios de cozinha devem ficar longe da bancada? Ao fazer isso, você só levaria mais tempo para alcançá-los.

Pela mesma razão, o compartimento que contém pratos e copos deve estar próximo à máquina de lavar louça para esvaziá-la com alguns movimentos simples.

Atenção: lembre-se de colocar os mais pesados onde será menos cansativo levantá-los e extraí-los. Escorredor e espremedor de legumes devem ser colocados ao lado da pia.

Certifique-se de ter sempre um pano de prato à mão: coloque vários ganchos nas paredes, talvez um perto da pia, outro perto do fogão ou da área de trabalho. Se não gostar desta solução do ponto de vista estético, lembre-se de que os panos de prato ocupam menos espaço nas gavetas se os enrolar em pequenos cilindros.

A mesma coisa também se aplica aos pegadores de panela: quando você precisa deles, quase nunca tem tempo para procurá-los, e é por isso que eles precisam ficar perto do fogo, pendurados ou encostados.

Se, por outro lado, você quiser manter tudo “dentro de casa”, use o lado interno das portas pendurando barras e ganchos autoadesivos. Esse truque também é bom para manter rolos de papel manteiga, filme plástico e papel alumínio rapidamente à mão.

 

4. Classifique como em um arquivo

Como organizar a cozinha? Colocar algum alimento seco (arroz, macarrão, frutas secas, etc.) desperdícios e compras desnecessárias em potes. Além disso, ao transferir os alimentos para potes transparentes, você economizará tempo, pois não precisará vasculhar os pacotes toda vez que cozinhar. Lembre-se também de escrever o tempo de cozimento no rótulo.

Outra dica é escolher recipientes o mais idênticos possível: será mais fácil empilhá-los e você fará menos confusão visual. Para as farinhas, use potes de vidro. Neste caso, não se esqueça de marcar a data de validade.

Para alimentos enlatados, é uma boa prática separar os alimentos em potes dos alimentos em caixas de papelão, sacos e garrafas. Até a próxima!