Como realizar um planejamento de marketing digital para um hotel

marketing digital para hotéis

Para posicionar seu hotel ou marca de hotel, você deve saber quais estratégias deve incluir no planejamento de marketing digital para um hotel.

Tornou-se obrigatório ter presença no mundo digital, na Internet, e fazer com que a sua empresa de serviços hoteleiros se destaque, cada vez vemos como mais empresas da área se juntam e competem no formato online de marketing.

Apesar de querermos que você esteja à altura das grandes redes no que se refere à promoção, estamos igualmente cientes de que o tamanho do empreendimento ou empresa não define o quão bem ela pode fazê-lo, ou seja, essas estratégias atendem até mesmo os pequenos hotéis fazenda do interior, por gostos ou serviços muito particulares, passando pelos hotéis tradicionais, e até por um Hostel.

Os hotéis estão voltando sua atenção para a reserva direta, estabelecendo uma nova tendência, pois trabalhando com grandes centrais de reservas, eles cobram uma comissão, em alguns casos bastante elevada, e essas comissões podem ser redirecionadas em benefício do próprio hotel.

Um serviço de hosting, seja qual for o seu público alvo, deve ter um plano de marketing online que o apoie e posicione nas comunidades e plataformas digitais, o que aumentará as suas conversões.

Prepare-se para descobrir quais estratégias, técnicas, métodos ou ferramentas funcionam para você e sua empresa.

Planejamento do Marketing Digital do site para um Hotel

Especializado em hotelaria, também responsivo e otimizado para buscas locais.

O desenho do site do seu hotel, ou serviço de hospedagem, deve destacar e ter qualidades próprias para mostrar e colocar à disposição todos os recursos que um potencial cliente/turista necessita.

Entre os detalhes que não podem faltar no planejamento do marketing digital da sua página na web, estão:

Imagens de excelente qualidade

Bom tamanho (grande) e em grande quantidade, seja para mostrar as instalações, equipe, atividades, ou onde você está, a cidade, vegetação e muito mais.

Poste vídeos

A partir de peças produzidas com qualidade profissional, para divulgar a sua marca e/ou as experiências que podem ser vividas no seu hotel .

Você pode até mostrar o ocasional vídeo de um cliente, tentando humanizar e ganhar credibilidade, o Vídeo Marketing é uma técnica poderosa hoje.

Opções em diferentes idiomas

Para começar, use o mais comum ou mais usado pela maioria das pessoas, ele também estará em sincronia com o local ou segmento de mercado que você atende ou tem o maior fluxo.

Neste caso, em uma experiência pessoal, temos um exemplo da população de Puerto Colombia no estado de Maracay na Venezuela, sabemos que sua língua nativa é o espanhol, mas tem um grande fluxo de turistas alemães, por isso as empresas e negócios do lugar Eles escolheram priorizar a língua alemã para promover seus serviços.

Descrição dos pacotes oferecidos

A descrição dos quartos, instalações como piscinas, quartos, restaurante, etc.

Contatos Visíveis

Números de telefone, e-mail, redes sociais, localização em mapas, entre outros.

Seção de perguntas frequentes

Você pode até usar um chatbot ou o whats app web nesta seção.

Métodos de pagamento

Torne-os seguros e tão simples quanto possível.

Enquanto um site de hotel com design simples e elegante pode beneficiar uma marca de luxo, pequenos hotéis independentes recomendam optar por fornecer aos viajantes mais informações em uma página, com um grande pergaminho.

Responsivo

A grande utilização de dispositivos móveis para navegação e pesquisa por qualquer utilizador, cliente ou interessado em algum serviço já é um fato, e as reservas de hotel não fogem disso (obviamente), portanto, um design responsivo, está a ser levado em consideração por o Google com grande importância, dando um melhor posicionamento à página caso ela tenha um web design responsivo.

Web otimizado para pesquisas locais

Se o seu site for otimizado desta forma, configurando seu segmento por localização, isso permite um melhor posicionamento nas buscas orgânicas, podendo economizar muito em campanhas realizadas em Adwords em termos de palavras-chave de marca.

marketing digital 1

Realize o planejamento de um blog especializado com conteúdo de valor para o público alvo do Hotel

É importante apresentar informação relacionada com o mundo da hotelaria e dos serviços de turismo e recreação em geral, sem deixar de divulgar o seu negócio ou empresa de alojamento aliado a conteúdos de valor atrativo e que prendam o target (público- alvo ou cliente). informações que, ao serem lidas por um usuário, se sentem conectadas e encontram uma solução para suas necessidades de lazer ou descanso, ou onde simplesmente passar as próximas férias, mas que ainda não tem uma opção clara.

Seja essa opção!

Se você decidir criar um blog, lembre-se que exige atenção constante, ou seja, você deve manter a frequência e a atualidade de suas publicações, sempre atualizadas e com as novidades do setor e mostrar as novidades que você oferece. Dentro de suas instalações ou na área turística-chave onde você está.

Você deve estar disposto a isso, se quiser ter seu próprio blog .

É uma excelente ferramenta.

Planejamento de Marketing digital para um Hotel: Criação e gestão de fanpage (perfis) nas Redes Sociais

Como sempre dizemos, as redes sociais são totalmente importantes e significativas dentro de uma estratégia de marketing digital, o número de utilizadores e os múltiplos canais e formatos de promoção de uma marca que estas plataformas oferecem são ideais no mundo do marketing e posicionamento de uma marca na mundo digital e seu impacto na realidade de qualquer marca, negócio ou empreendimento.

Para o mercado hoteleiro, é mais um instrumento a somar e a tomar para si, é preciso analisar onde está a maioria dos seus potenciais clientes, criar perfis em todos eles e estudar os resultados e métricas.

No entanto, existem estudos de mercado na mídia e RRSS que podem ser um bom ponto de partida para canalizar e focar sua estratégia de mídia social para o seu hotel .

Uma presença ativa nas redes sociais, gera visibilidade e ranking (imagem de marca) para o seu hotel, conseguindo aumentar o número de visitas à sua página, para ver estes números pode ir ao serviço Google Analytics, na secção Redes Sociais.

A partir das redes sociais você pode trabalhar o engajamento, sua reputação, incentivar e conhecer os comentários e opiniões de seus clientes, humanizar a marca, compartilhar materiais entre você e seus clientes, fazer streaming de vídeo ao vivo transmitindo qualquer atividade ou experiência que seu hotel ofereça na At a qualquer momento, promova eventos, concursos e sorteios para motivar a interação e integrar mais usuários ao seu portfólio de clientes em potencial.

Também pode realizar buscas através do seu perfil do Facebook sobre os tipos de atividades que pretende realizar no hotel, isto já para os hóspedes, pelo Instagram pode encorajá-los a publicar as suas fotos dentro das instalações, da chegada à saída, no Pinterest você pode criar painéis assustadores de diferentes maneiras para seus clientes compartilharem todas aquelas imagens que transmitem alegria.

Mantenha o seu perfil atualizado nos motores de busca para hotéis

Estes motores de busca são motores de busca específicos, no caso de hotéis existem alguns como:

KayakTripadvisorTrivagoGoogle Hotel Price Ads e Momondo, bem como motores de busca como Booking.comExpedia  e Destinia.

Por nada você pode esquecer de se manter atualizado, e com o melhor desses perfis, aqui você compete diretamente com as diferentes opções, em diferentes segmentos, você deve ter todos os aspectos especificados e não deve faltar nada que faça seus concorrentes se eu tiver, você deve até verificar as notícias para saber o que melhorar.

Tudo isso sem perder a autenticidade.

Funcionam com o modelo de custo por clique (CPC), onde o hotel paga por cada utilizador que chega ao seu motor de reservas, por isso é necessário definir um orçamento, deve saber também que este tipo de marketing exige que o hoteleiro tenha o disponibilidade de seu estoque e preços em tempo real.

Crie e desenvolva seu próprio aplicativo

A criação e desenvolvimento de um aplicativo é necessário para o setor hoteleiro e seu marketing digital, uma vez que a presença em dispositivos móveis e a facilidade de um aplicativo para obter informações e acessar de forma fácil e rápida os serviços de um turista ou cliente potencial geram alto nível de engajamento.

Sabemos do investimento que envolve a criação de uma app, mas acreditamos firmemente que se tem a oportunidade de a ter, não tem dúvidas.

Embora um aplicativo não funcione para todos os tipos de negócios, no nosso caso (hotéis) eles atendem muito bem, você pode oferecer através do aplicativo reservas diretas ou extras de quarto, reservar garagem ou mesa para jantar.

Também mantém os usuários informados de suas ofertas e promoções por meio de notificações push, enfim, é uma excelente forma de fidelizar clientes.

Realize o planejamento de Marketing Digital de um Hotel através do e-mail

Por ser mais acessível para qualquer porte de serviço de hospedagem, além da performance e comprovada eficácia dessa estratégia, a taxa de conversão alcançada faz do e-mail marketing uma estratégia obrigatória .

Para estabelecer as bases de um plano de e-mail marketing para garantir sua eficácia, você deve ter:

  • Um bom provedor de serviço de e-mail marketing ESP, você pode começar com Mailchimp, Vertical Response , e ir aumentando conforme seus dados crescem, eles também são para orçamentos maiores como Marketo, MailUp, SalesForce, entre outros.
  • Importar ou transferir dados do cliente; Se você armazenar os dados dos hóspedes em um arquivo Excel ou em um sistema de gerenciamento de hotel, a próxima etapa é integrá-los ao sistema do provedor de serviços de e-mail.
  • Uma campanha bem criativa e segmentada deve ser desenhada e divulgada, pois a segmentação lhe dará um direcionamento do que oferecer dentro da campanha.
  • No final, você deve ter ou monitorar cuidadosamente o desenvolvimento e a eficácia dos resultados dos e-mails, as métricas mais comuns para avaliar são: taxa de abertura, taxa de cliques, taxa de rejeição e taxa de cancelamento de assinatura.

“Estima-se que o e-mail marketing gere receita 38 vezes maior que o investimento e tenha uma taxa de conversão 3 vezes maior do que no caso das redes sociais.”

Recomendações Adicionais para realizar o planejamento do Marketing Digital para um Hotel

  1. O cruzamento do marketing offline com o online, que é conhecido como cross media no caso dos serviços de hospedagem ou promoção em hotelaria, combinando e sincronizando os dois meios, melhora a conectividade com o público, facilitando por sua vez chegar e conhecer o seu hotel.
  2. Fique atento às estações do ano e trabalhe de acordo com elas, para manter uma boa afluência de turistas e hóspedes ao seu hotel, adequar o plano de marketing digital a esse fato pode ajudar um hotel a aumentar sua ocupação na baixa temporada e obter mais renda.
  3. Use a narração de histórias e torne-a sua ferramenta perfeita para conectar e transmitir toda a experiência para sentir e viver, personalizar e entusiasmar.

Acreditamos fervorosamente que esses métodos ou estratégias irão ajudar efetivamente o seu negócio de hospedagem, competindo fortemente para se posicionar dentro das preferências e gostos dos hóspedes e turistas. Vá em frente e trabalhe para atingir os objetivos, as ferramentas estão à sua disposição.

Se você gostou, dê um like e siga a Escola Angel Vianna em nossas redes!