Como o Whatsapp Ganha Dinheiro?

Como o Whatsapp Ganha Dinheiro

Como o Whatsapp Ganha Dinheiro? | O WhatsApp foi desenvolvida por Jan Koum e Brian Acton nos primeiros meses de 2009 como um aplicativo de atualização de status (daí o nome WhatsApp). Foi ainda atualizado para o Whatsapp 2.0 que o transformou em um aplicativo de mensagens instantâneas e deu início à verdadeira história.

Este aplicativo de mensagens instantâneas agora fornece serviço para mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo. Mas a questão de como o Whatsapp ganha dinheiro está na mente de todos desde o início, pois a WhatsApp orgulha-se de expressar suas opiniões contra os anúncios nativos e não cobra de seus usuários há muito tempo. Certamente existem alguns grandes planos na mente dos desenvolvedores (e do Facebook) em relação a seu modelo de receita.

Como o Whatsapp Ganha Dinheiro?

A WhatsApp não obtém receita através de anúncios. Os fundadores odiavam propagandas e criaram esta plataforma livre de propagandas focando apenas em grande experiência de usuário e interface.

Eles queriam criar uma plataforma de mensagens instantâneas para os usuários e não para as grandes empresas colocarem anúncios. Mas, ao mesmo tempo, eles tinham que pagar suas contas também. Então eles decidiram criar a versão paga do aplicativo onde cobravam uma taxa anual de $1 dos usuários.

Estratégia inicial de geração de receita

O WhatsApp obteve sua primeira rodada de financiamento de $250k por cinco ex-Yahoo! amigos que receberam o status de co-fundadores.

A segunda e terceira rodada de financiamento foi realizada pela Sequoia Capital, que investiu um total de $60 milhões ($8 milhões em 2011 e $52 milhões em 2013) na WhatsApp Inc. (WhatsApp Inc.). Esta foi a única fonte de renda para os 50 membros do pessoal da WhatsApp. Não houve muitos gastos envolvidos na execução do aplicativo; o custo primário incluiu o envio de um código de verificação para os usuários.

Esta é a razão pela qual o WhatsApp desistiu das taxas de assinatura de $1.

A estratégia dos fundadores era posicionar a marca como sinônimo de um aplicativo de mensagens instantâneas. Isto exigia que eles capitalizassem o efeito de rede.

Esta estratégia de criar uma rede primeiro e dinheiro depois provou ser frutífera. Após dois longos anos sendo cortejado pelo CEO do Facebook Mark Zuckerberg, o WhatsApp foi adquirida pelo Facebook em fevereiro de 2014 por US$ 19 bilhões e todos os funcionários foram colocados na folha de pagamento do Facebook, incluindo Koum, que agora faz parte da diretoria do Facebook.

O modelo de receita da WhatsApp (Estratégia do Facebook)

O Facebook adquiriu o WhatsApp em 2014 por US$ 19 bilhões e isso abriu muitas portas novas para o aplicativo. Até mesmo a resposta para “como o Whatsapp ganha dinheiro?” mudou após a aquisição. Após a aquisição, o Facebook apresentou alguns planos realmente estratégicos para o modelo de receita da WhatsApp.

Whatsapp Business

O Facebook tinha novos planos para o WhatsApp. A empresa lançou o aplicativo WhatsApp Business que permite aos usuários construir seu perfil comercial e se tornar um negócio verificado no WhatsApp.

As empresas verificadas podem criar seu perfil empresarial juntamente com certos links importantes para seu website ou página de facebook, configurar autoresponders, podem até mesmo vincular seus números de telefone fixo ao WhatsApp e podem até integrar a WhatsApp for Business API com sua oferta de produtos.

A aplicação WhatsApp Business é atualmente gratuita para download e utilização por todas as empresas. O WhatsApp, entretanto, ganha dinheiro através do WhatsApp for Business API.

API do Whatsapp Business

A empresa ampliou sua funcionalidade comercial ao lançar seu primeiro produto de receita – WhatsApp Business API. Agora, se você não sabe o que é uma API e como ela funciona, sugiro que leia primeiro nosso artigo sobre economia de API.

O WhatsApp API permite que as empresas integrem a WhatsApp for Business com seus sistemas para chegar aos clientes por meio de notificações e lidar com suas consultas automaticamente.

Para evitar spam publicitário, a empresa restringiu a capacidade de enviar mensagens. As empresas só podem enviar mensagens às pessoas que as contataram primeiro, mas a API também as ajudará a enviar de forma programática confirmações de envio, lembretes de compromissos ou ingressos para eventos a seus clientes. A empresa já está trabalhando com sucesso com clientes como Booking.com, Wish, etc.

Fonte Original: Site Blog Machine

Quando a pessoa te bloqueia no whatsapp dá para ligar pra ela?