Como ter uma vida financeira estável?

Imagine isso: em um mês você consegue pagar as contas e até sobra um dinheiro, mas, no outro, nem tem o suficiente para o básico. Quando essa situação acontece repetidamente é sinal de que falta estabilidade financeira.

Ter uma vida financeira estável não depende de ter um salário altíssimo. Mudar a forma em que se utiliza a renda pode garantir que sempre se tenha dinheiro sobrando. Continue lendo para saber o que fazer para adquirir mais estabilidade financeira.

O que significa ter uma vida financeira estável?

A estabilidade financeira significa manter um padrão de vida semelhante em todos os meses, se beneficiando da melhor forma possível da renda que possui. Quem tem uma vida financeira estável também não sofre tantos os impactos da inflação ou de um desemprego repentino.

Para alcançar essa segurança econômica, é necessário planejar os gastos e não adquirir despesas maiores do que se pode pagar.

Qual a importância da estabilidade financeira?

Geralmente, uma vida financeira estável possibilita:

  • ter dinheiro para momentos de lazer;
  • menos estresse para pagar as contas;
  • nunca pagar contas atrasadas e nem contrair dívidas;
  • conseguir realizar sonhos que têm um alto valor monetário, como ter um carro, uma casa própria, terminar a faculdade ou fazer intercâmbio.

Dicas para ter estabilidade financeira

Mudar hábitos, principalmente em relação aos gastos, é sempre difícil e exige determinação e constante autovigilância. Separamos algumas recomendações para te ajudar a dar o primeiro passo.

Controle os gastos por um tempo

Até conseguir finalmente manter um padrão de ganhos e despesas, você precisará cortar todos os supérfluos por um tempo. Isso inclui compras desnecessárias, idas a restaurantes e atividades de lazer.

Se possível, tente economizar até nas compras de supermercado, substituindo os itens comuns por outros mais baratos. Isso deve ser feito para se ter uma noção de quais as suas prioridades e também para começar a guardar um pouco de dinheiro.

Ter mais de uma fonte de renda

Variar as fontes de renda também é uma forma de adquirir uma vida financeira estável. Isso não quer dizer que você vai precisar de um segundo emprego, mas, com aquele dinheiro que estará sendo economizado ao cortar os supérfluos, você pode investir para fazê-lo render.

Existem várias formas de investir. Você pode aplicar em renda fixa, que é um tipo de investimento em que a remuneração não sofre oscilação. Outra forma é juntar dinheiro para comprar uma casa ou uma pequena loja e ganhar com o aluguel do local. Também pode-se comprar produtos para revender, entre outras estratégias.

Mas, tenha em mente que todos esses investimentos demoram para começar a gerar dinheiro extra. Por isso, calcule bem qual é o melhor dentro das suas possibilidades.

Não atrase pagamentos

Sempre que receber uma conta, pague na hora ou assim que conseguir dinheiro para isso. Isso evita que você gaste essa quantia em coisas menos importantes e acabe gerando juros em cima das contas.

Não se esqueça de que alguns juros, como os do cartão de crédito, são abusivos e viram uma bola de neve. Depois de contrair dívidas, dificilmente se consegue voltar a ter estabilidade financeira sem uma renegociação.

Tenha uma reserva de emergência

Além de investir, outro objetivo que você pode ter para a quantia que economizar cortando os supérfluos é simplesmente guardá-la. Assim você junta uma pequena reserva que pode ser usada em momentos extremos. Então, nunca será preciso escolher entre pagar as contas ou resolver os problemas que aparecem.

Mesmo sendo difícil abrir mão de algumas atividades para ter uma vida financeira mais estável, esse é um esforço que vale a pena. Um futuro sem preocupações pode estar garantido através dessas pequenas mudanças. Compartilhe esse conteúdo e ajude amigos e familiares a alcançar a desejada estabilidade.

você pode gostar também