Que hábitos podem fazer diferença em uma portaria?

Sem dúvida, um dos funcionários mais importantes do apartamento é o porteiro.

As funções aparentemente triviais como a segurança dos moradores, a entrada e saída de pessoas no prédio e a entrega de pacotes causarão grande desconforto se não forem fornecidos. É extremamente importante que os vigilantes realizem seu trabalho na construção.

Alguns hábitos e atitudes podem deixar os moradores inseguros, prédios mal administrados e até mesmo danificar todo o apartamento.

Você verá aqui alguns desses hábitos que fazem a total diferença, com um bom Curso de Porteiro você entenderá melhor sobre como agir como um bom profissional.

Autorizar a entrada sem identificação

Regras antigas que devem ser estritamente seguidas. O porteiro deve pedir a identidade de todos que entram no apartamento, sem exceção.

Em caso de sinistro, serão imprescindíveis informações como cadastro no momento de entrada e saída, nomes de pessoas e apartamentos que pretendem visitar.

O mesmo acontece na garagem, mesmo que o carro pertença ao residente. A função do porteiro é sempre identificar o motorista e o veículo e, assim, permitir a entrada somente de moradores e de visitantes autorizados.

Os residentes devem notificar os visitantes com antecedência. Quando os visitantes chegam, faça todos os registros acima, primeiro determine se o visitante tem a identidade que afirma e, em seguida, permita a entrada de veículos. E o vigilante também deve informar ao visitante em qual vaga no estacionamento ele deve estacionar, para não incomodar os demais residentes.

Sem falar que a entrega expressa é permitida. Alguns moradores pediram despachantes para entrar no prédio, o que deve ser evitado. A encomenda sempre deve ser entregue na portaria e alí deverá ser mantida até que alguém a retire.

Portaria vazia

Em alguns casos, os moradores podem solicitar a ajuda do porteiro para realizar as devidas tarefas, fazendo com que o mesmo saia do local de trabalho.

Quando isso acontece e o porteiro precisa deixar o portaria, ele deve pedir a um funcionário para compensar sua ausência. A portaria do apartamento não deve estar vazia.

Mesmo que a saída seja rápida, é fundamental que o porteiro sempre busque cuidadosamente as alternativas que visam garantir sempre a segurança do condomínio.

Sem concentração

Especialmente agora, é fácil para qualquer um, não apenas um porteiro, se distrair no trabalho. Principalmente o porteiro, essa é uma medida de segurança, o que é muito inexplicável.

Você pode aconselhá-los a não abusar do telefone ao usá-lo e remover a TV da guarita, se permitido por muitos edifícios. Este é um dispositivo hipnótico e que chama a atenção para ajudar.

O ideal seria que a guarita tivesse apenas uma TV com imagens de câmeras de segurança, e o guarda foi instruído a não usar nada que pudesse distraí-lo do desempenho de suas funções.

Deixamos claro que não recomendamos proibir o uso de telefones celulares em guaritas, pois esses aparelhos são muito úteis em situações de emergência, mas apenas reduzem seu uso.

Porteiro fofoqueiro

Moralidade, cautela e foco. Essas são as três virtudes que um bom zelador deve possuir, principalmente cautela. O importante é que ele não continue falando sobre a vida dos moradores dos apartamentos.

Na sua posição, isso passa a fazer parte do dia a dia dos residentes. É normal que os residentes confiem cada vez mais nos seus guardas. Normalmente, isso é uma coisa boa e um sinal positivo.

Porém, esse profissional que está atento à vida de todas essas pessoas, que de vez em quando entra em contato com informações particulares, deve se lembrar de não fazer fofoca sobre pessoas que ele é responsável por proteger.

Aqui, a prudência e a ética são fundamentais e vitais para o bem-estar e conforto dos residentes. O responsável pelo apartamento deve investir em um bom treinamento e educação para seus funcionários e acompanhar as tarefas e a ética desses funcionários. Isso é vital para a gestão local.

Dormir em serviço

Existe cerca de 70% dos porteiros que trabalham à noite que acabam dormindo em expediente. Isso não é uma situação ideal, mas devemos lembrar que se trata de um erro humano e que estamos fisiologicamente prontos para dormir à noite.

Em outras palavras, quando você descobre que ele está tirando uma soneca no trabalho, você não está tentando mandar o guarda embora. Existem algumas coisas que podem ajudá-lo:

  •         Sistema de “botão de alarme”. Trata-se de um sistema onde o porteiro deve apertar um botão a cada minuto. O ideal é que o botão fique longe do colaborador, fazendo com que ele se levante e tenha que pressioná-lo. Essa ação ajuda a dispersar um pouco do sono. Seria ainda melhor se este botão estivesse conectado ao sistema online e à central de monitoramento! Portanto, se o profissional não apertar o botão na hora certa, alguém entrará em contato para saber se está tudo normal.
  •         Sistema “Sorria para a câmera”. Aproveite ao máximo as câmeras que desejamos instalar em seu prédio. Além de ser um excelente dispositivo de segurança, como um presente, também pode evitar que os colaboradores desviem a sua atenção para outras coisas fúteis, como o uso excessivo de celulares para jogar games, filmes ou redes sociais e, claro, adormecer. Uma desvantagem das câmeras no saguão ou na sala da guarda é que os funcionários podem sentir falta de privacidade no ambiente de trabalho. Portanto, o ideal é que os moradores não tenham acesso ao conteúdo capturado por esta câmera, que é restrita às empresas de segurança. Também é importante que haja uma placa indicando que o local está sendo filmado e que a cena é protegida por lei.
  •         Sistema de “bate-papo”. Mais uma vez apontamos uma das necessidades humanas, o diálogo. Somos pessoas sociais, e dificilmente podemos ficar sem falar por meia hora, ou pelo menos ficar no mesmo ambiente com outras pessoas. Este sistema é adequado para apartamentos com múltiplas entradas e obviamente um porteiro é necessário para cada entrada. Instalar comunicações de rádio é uma boa maneira de atender a essa necessidade e ainda manter os dois guardas acordados, além de ser um sistema de baixo custo.

Se você deseja trabalhar como porteiro, porém ainda não tem experiência, indicamos que você faça um Curso Online com Certificado da área da portaria.

você pode gostar também