6 Motivos para exercitar o seu cérebro

Para ficar sempre saudável, não é preciso apenas cuidar do corpo, a mente também deve receber atenção. Exercitar o cérebro frequentemente, permite, entre outras coisas, evitar doenças e manter um envelhecimento sadio.

Continue lendo para entender o que significa exercitar o cérebro, como fazê-lo e seis principais benefícios de manter uma atividade mental diária.

O que é exercitar o cérebro?

Em uma analogia com exercícios físicos, assim como os músculos das pernas e dos braços precisam ser frequentemente estimulados para se acostumarem com certas atividades e melhorarem o desempenho também acontece com o cérebro. Exercitar o cérebro significa estimulá-lo diariamente para melhorar as aptidões cognitivas e acostumá-lo a estar sempre trabalhando.

Mas, você pode se perguntar, o cérebro não está sempre funcionando, de qualquer maneira? Afinal, para que o ser humano pense ou simplesmente se movimente, o cérebro precisa ser utilizado.

Bom, isso é verdade, mas as atividades diárias repetitivas colocam o cérebro em um modo de “piloto automático” e o deixam, digamos, preguiçoso. Exercitar o cérebro consiste, então, em tirá-lo da monotonia para deixar a mente mais ativa e evitar a sua degeneração.

Como exercitar o cérebro?

Exercícios para o cérebro devem ser feitos de forma a tirar a mente da rotina, praticando atividades inusuais ou de formas diferentes das comuns. Então, quem tem interesse em estimular a capacidade cognitiva pode:

  • realizar tarefas com a mão não-dominante;
  • mudar a ordem que pratica as atividades diárias;
  • mudar os objetos rotineiros de lugar;
  • tentar se lembrar de nomes, números e lugares os quais geralmente recorre-se a anotações;
  • fazer atividades (seguras) de olhos fechados, como trocar de roupa e escovar os dentes, para tentar se lembrar da localização dos objetos e treinar os outros sentidos.

Ter um hobby também pode ser muito benéfico para a saúde do cérebro pois muitas das atividades de lazer forçam a memória e o raciocínio, como, por exemplo:

  • xadrez;
  • leitura;
  • passatempos (palavras-cruzadas, caça-palavras, sudoku);
  • dança;
  • esportes;
  • artesanatos (tricô, crochê, bordado, pintura);
  • culinária.

Por que exercitar o cérebro?

Já foi explicado que exercitar o cérebro faz com que ele fique mais ativo. Mas o que isso quer dizer na prática? Abaixo, você encontra seis consequências do treino mental.

Manter a lucidez

Ao decorrer da vida, o cérebro vai perdendo neurônios, o que faz com que, naturalmente, a capacidade de reter informações seja menor em pessoas mais velhas. Esse também é o motivo pelo qual muitos idosos, mesmo os que não possuem doenças, sejam menos lúcidos. Mas, quem exercita o cérebro frequentemente possui mais chances de chegar a uma idade avançada com o raciocínio quase intacto.

Evitar doenças

A perda de neurônios que acontece com o envelhecimento é aumentada por fatores genéticos e por maus hábitos durante a vida, como fumar. Exercitar o cérebro pode não impedir completamente esse tipo de doença, mas diminui os riscos do seu desenvolvimento.

Melhorar a memória

Um cérebro mais ativo consegue reter mais informações e por mais tempo, por isso deve-se exercitá-lo para melhorar a memória.

Aumentar a criatividade

A criatividade pode ser definida como uma habilidade para inovar, ou seja, criar respostas inesperadas para situações e atividades. Com o treino da mente, é mais fácil desenvolver novas ideias e se tornar uma pessoa criativa.

Ter melhor desempenho acadêmico e profissional

Uma pessoa com maior concentração, criatividade e boa memória consegue se destacar em qualquer tipo de situação, seja na escola, universidade ou em um emprego. Isso porque o ambiente acadêmico e as empresas favorecem as pessoas inovadoras e focadas. Assim, esse também é um dos benefícios de exercitar o cérebro.

Com a capacidade de melhorar o bem-estar e o sucesso individual, é improvável que exista alguém que não se interesse em exercitar o cérebro para possuir pelo menos uma das habilidades citadas. Para usufruir desses diversos benefícios, comece a treinar a sua mente agora mesmo!

você pode gostar também