Quais tipos de raposas existem no Brasil? – Confira 3 principais!

Quais tipos de raposas existem no Brasil

Quais tipos de raposas existem no Brasil? É possível ter uma raposa de estimação? No conteúdo de hoje, muito além de explicar aos nossos leitores apenas sobre as raças existentes em nosso território nacional, falaremos de uma forma geral sobre essa que é uma espécie incrível, falando sobre suas características e 4 principais raças espalhadas por todo o mundo. Leia conosco e descubra quais tipos de raposas existem no Brasil. Vamos lá!

 

Raças de raposas: características

Estamos falando de uma raça de mamíferos que pode ser encontrada em qualquer local do planeta, independentemente do continente que estamos mencionando ou até mesmo do ambiente local. Muito disso se deve a sua diferenciação entre raças, que são ligadas pela mesma família, mas podem ter características distintas, como veremos posteriormente.

Todas as quatro raças que citaremos no decorrer do conteúdo, assim como as brasileiras, são especialmente carnívoras. Com o tempo, desenvolveu uma série habilidade cognitiva que favorece a invasão de possíveis fazendas com animais pequenos ou grandes, desde ovelhas até grandes vacas e bois.

Como mencionado anteriormente, as raças podem mudar de acordo com o local em que estão, apesar de ainda serem membros de uma mesma família pela ciência. De forma geral, chamam atenção e estão em nosso imaginário pelas orelhas em forma de triângulo e maiores do que a proporção da cabeça, além de uma causa muito peluda e grossa.

 

4 principais raças de raposas

Raposa comum

Sabe a raposa do símbolo do navegador Mozilla Firefox? É essa a raça que nos lembra sempre que abrimos o navegador (por mais que na realidade seja um panda vermelho, e não uma raposa comum). É a raposa, como o próprio nome indica, mais comum no planeta, com um número gigantesco de exemplares. Além da cor laranja/vermelha peculiar, pode ser encontrada também em tons cinzas e pretos.

Naturalmente encontradas em regiões do hemisfério Norte de nosso planeta, porém, devido a uma reprodução artificial introduzida no século passado, a mesma pode ser encontrada na Austrália, com características de organismo diferentes da raposa comum, devido às diferenças de temperatura entre os dois hemisférios.

 

Raposa cinzenta

Esse tipo de raposa é a que contém as raças presentes em nosso território nacional. Possui um tamanho que se assemelha ao tamanho de um coiote comum, e além do Brasil, pode ser encontrada em todo o território americano, desde o Canadá até o Uruguai.

 

Raposa polar ou ártica

Estamos falando de uma das raças de raposas com maior risco de extinção. Devido por muito tempo o Círculo Ártico não possui nenhum tipo de Lei, a caça acabou com grande parte de sua população.

Como o nome indica, está presentes nas áreas polares e árticas, com um pêlo mais espesso do que o das outras raças, orelhas menores e tons de penugem que mudam a depender da estação.

 

Raposa do deserto

Por fim, temos a representante das porções mais áridas do planeta Terra, a raposa do deserto, também conhecida como Feneco. Essa raça é a menos conhecida entre todas, e que se assemelha muito mais a raça de cachorro Spitz Alemão do que a uma raposa comum como conhecemos.

Seu corpo é bem pequeno, seus pelos são mais grudados ao corpo, possui um focinho fino e avantajado, além de orelhas bem grandes em relação a sua cabeça, o que traz a semelhança a raça de cachorro que mencionamos. Podemos ser encontrada na região Norte do Saara, além de ter alguns exemplares presentes na península de Sinai.

A raposa do deserto ou Feneco é uma das raças de raposas menos conhecidas e mais peculiares. Como o nome sugere, vive no deserto, especificamente no norte do Saara e se espalhou para a península do Sinai.

 

Quais tipos de raposas existem no Brasil?

Bem, e quais tipos de raposas existem no Brasil? Como mencionado anteriormente, toda a família de raposas possui quatro principais representantes: a raposa comum, raposa polar ou ártica, raposa do deserto também conhecida pelo codinome Feneco, além da raposa cinzenta, esta que resposta a sua pergunta sobre quais tipos de raposas existem no Brasil.

Porém, como deve ter percebido, ela é apenas um exemplar de raposa. O detalhe é que cada uma das quatro raças que mencionamos ainda se subdivide entre outras pequenas populações, que possuem características próprias de acordo com o local onde moram, alimentam-se, entre outros detalhes.

Por exemplo: como mencionado anteriormente, a raposa cinzenta está presente tanto ao Norte do Canadá como ao Sul do Uruguai. Apesar de ser a mesma raça analisando de uma maneira mais geral, obviamente a raposa que vive no Brasil, por exemplo, possui uma penugem menor do que aquelas que vivem no extremo do globo, devido às diferenças de temperatura.

Portanto, respondendo a sua dúvida sobre quais tipos de raposas existem no Brasil, abaixo estão as 3 principais, representantes da família de raposas cinzentas:

  • Cerdocyon thous ou “graxaim-do-mato”;
  • Pseudalopex gymnocercus ou “graxaim-do-campo”;
  • Pseudalopex vetulus ou “raposa-do-campo”;
  • Até a próxima!