Qual é a importância do Core Web Vitals para SEO?

Qual é a importância do Core Web Vitals para SEO

Qual é a importância do Core Web Vitals para SEO? | O Google está introduzindo um novo sinal de classificação, que combina o Core Web Vitals com sinais de experiência do usuário existente, para melhorar a forma como avalia a experiência geral fornecida por uma página.

Este novo sinal de classificação está nos estágios iniciais de desenvolvimento e não está programado para ser lançado até pelo menos o próximo ano. Para ajudar os proprietários de sites a se prepararem, o Google forneceu uma visão antecipada do trabalho que está sendo feito até agora. Veja agora no nosso site como implementar em sua estratégia de marketing digital.

Novos Sinais de Experiência do Usuário

O próximo sinal de classificação será conhecido como o sinal de experiência da página.

O sinal de experiência de página consiste nos sinais principais da Web, bem como nestas métricas de experiência de página existentes:

  • Responsividade no mobile
  • Navegação segura
  • Versão HTTPS
  • Diretrizes intersticiais intrusivas

“O sinal de experiência da página mede aspectos de como os usuários percebem a experiência de interagir com uma página web. A otimização para estes fatores torna a web mais agradável para os usuários em todos os navegadores e superfícies da web, e ajuda os sites a evoluir em direção às expectativas dos usuários no celular”.

Métricas do Google Core Web Vitals

Os Vitais Centrais da Web, introduzidos no início deste mês, são um conjunto de métricas relacionadas à velocidade, capacidade de resposta e estabilidade visual. O Google os definiu como os principais sinais vitais da web:

  • Largest Contentful Paint: O tempo que leva para que o conteúdo principal de uma página seja carregado. Uma medida ideal de LCP é de 2,5 segundos ou mais rápido.
  • First Input Delay: O tempo que leva para que uma página se torne interativa. Uma medida ideal é inferior a 100 ms.
  • Cumulative Layout Shift: A quantidade de deslocamento de layout inesperado do conteúdo visual da página. Uma medida ideal é inferior a 0,1.

Este conjunto de métricas foi projetado para ajudar os proprietários de sites a medir a experiência do usuário quando se trata de carga, interatividade e estabilidade visual. Como diz o Google:

“Os principais métricas da Web são um conjunto de métricas do mundo real, centradas no usuário, que quantificam aspectos essenciais da experiência do usuário. Eles medem dimensões de usabilidade da web, como tempo de carga, interatividade e a estabilidade do conteúdo à medida que ele carrega

As métricas do Google Web Vitals não são absolutos – o que significa que eles podem mudar de ano para ano, dependendo do que os usuários esperam de uma boa experiência na Web.

Por enquanto, as métricas são o que estão listados acima. O Google certamente atualizará o público se e quando estas métricas mudarem.

Para obter mais detalhes sobre os principais capitais da web, veja nosso relatório completo de quando eles foram introduzidos pela primeira vez.

Qual é a importância do Core Web Vitals para SEO?

Acrescentando os Core Web Vitals como fatores de classificação e combinando-os com outros sinais de experiência do usuário, o Google pretende ajudar mais proprietários de sites a construir páginas que os usuários gostam de visitar.

Se o Google determinar que uma página está fornecendo uma experiência de usuário de alta qualidade, com base em seu sinal de experiência de página, então provavelmente classificará a página em uma posição mais alta nos resultados de busca.

Entretanto, a relevância do conteúdo ainda é consideravelmente importante quando se trata de rankings. Uma página com conteúdo altamente relevante para uma consulta poderia ser bem classificada, mesmo que tivesse um sinal de má experiência na página.

Como o Google menciona, um sinal de experiência de página é uma espécie de desempate. Ou seja, se houver duas páginas com conteúdo excelente, aquela com o sinal de experiência de página mais forte ficará em primeiro lugar nos resultados de pesquisa.

Por isso, não fique tão preso à otimização da experiência da página que o conteúdo real da página comece a sofrer. Um ótimo conteúdo pode, em teoria, superar uma ótima experiência de página.

Medindo a Experiência da Página

Até agora não há nenhuma ferramenta específica para avaliar a experiência da página como um todo. Embora seja possível medir os componentes individuais que entram na criação do sinal de experiência da página.

Quando se trata de medir os principais capitais da Web, os SEOs e proprietários de sites podem usar uma variedade de ferramentas próprias do Google, como por exemplo:

  • Search Console
  • PageSpeed Insights
  • Lighthouse
  • Chrome DevTools
  • Chrome UX report

Em breve, um plugin para o navegador Chrome também estará disponível para avaliar rapidamente os principais sinais vitais da Web de qualquer página que você esteja olhando. O Google também está trabalhando com terceiros para trazer o Core Web Vitals para outras ferramentas.

Medindo outros sinais de experiência do usuário

Veja como os SEOs e proprietários de sites podem medir os outros tipos de sinais de experiência do usuário:

  • Facilidade de mobilidade: Use o teste amigável do Google para celular.
  • Navegação segura: Verifique o relatório de Questões de Segurança no Console de Busca para qualquer problema com navegação segura.
  • HTTPS: Se uma página for servida através de uma conexão HTTPS segura, então ela exibirá um ícone de cadeado na barra de endereços do navegador.
  • Diretrizes intersticiais intrusivas: Esta é um pouco mais complicada. Veja nosso guia para o que conta como uma intersticial intrusiva.

Quando essas mudanças acontecerão?

Não há necessidade de tomar medidas imediatas, diz o Google, pois estas mudanças não acontecerão antes do próximo ano. O Google avisará com pelo menos 6 meses de antecedência antes de serem lançadas.

A empresa está simplesmente dando aos proprietários do site um aviso, num esforço para manter as pessoas informadas sobre as mudanças de classificação o mais cedo possível.

Agora que você sabe Qual é a importância do Core Web Vitals para SEO, para saber como fazer isso em detalhes, acesse tudo sobre o Page Speed Academy.

5 Blogueiras Recifenses que você precisa conhecer