Técnicas de vendas e atendimento: quais são as melhores?

Técnicas de vendas e atendimento: quais são as melhores?

10 técnicas de vendas e atendimento para conquistar clientes

É claro que as habilidades pessoais contam durante uma negociação. Mas, não basta apenas ter carisma e saber falar bem, é preciso adotar técnicas de vendas e atendimento para oferecer uma experiência completa ao cliente e elevar suas conversões.

 

As estratégias utilizadas devem se basear em dados e indicadores para se dedicar a leads que realmente possam se tornar compradores.

 

Essas técnicas são perfeitas para o vendedor agregar valor a sua proposta, fidelizar clientes e expandir sua atuação no mercado.

 

Quer aprender quais são as técnicas de vendas e atendimento que trazem resultados? Continue a leitura e aprenda!

 

Técnicas de vendas e atendimento

Leia atentamente as dicas abaixo que incluem as principais técnicas de vendas e atendimento para potencializar a gestão de relacionamento com o cliente e gerar mais vendas.

  1. Conheça o perfil do seu cliente ideal

Como encantar clientes se eles não têm nada a ver com seu negócio? Por isso, o primeiro passo a ser dado é descobrir quem é o seu potencial cliente para definir estratégias de como atraí-lo e fidelizá-lo.

 

Após muito estudo e muita pesquisa, defina a sua persona, um cliente semifictício da sua empresa. Pode-se ter mais de uma persona, sem problemas, só é preciso saber determinar quem são elas e como são seus hábitos, comportamentos, estilo de vida, hábitos de consumo etc.

  1. Mostre os desafios e os problemas enfrentados pelo lead

Se a sua empresa despertou o interesse de um visitante ao seu site ou de um prospect que falou com um vendedor ao telefone, é hora de inseri-lo na primeira etapa do funil de vendas: a de descoberta.

 

Mas, a descoberta de que? De seus problemas enfrentados diariamente que se tornam um bloqueio ao seu crescimento empresarial. Nem sempre o cliente sabe que tem gargalos até que alguém explique isso a ele.

 

E, quando ele se conscientizar que tem um desafio, ele passa a buscar possíveis soluções. Por isso, ao se comunicar em qualquer momento da etapa da jornada de compra, deixe claro quais são os benefícios dos seus produtos ou serviços e como eles podem ajudar o seu potencial cliente.

A sua solução melhora a produtividade do negócio? Reduz custos operacionais? Fornece um diferencial competitivo? Identifica novas oportunidades de vendas? Automatiza tarefas? Aumenta o faturamento da empresa?

  1. Pesquise sobre o cliente antes do primeiro contato

Além de dominar as características do perfil do cliente ideal da sua empresa, lembre-se de sempre estudar sobre o lead com o qual terá contato.

 

Pesquise sobre o mercado de atuação do negócio (em caso de venda B2B), seus processos internos, seus concorrentes e tendências do setor.

  1. Gere valor a cada interação

Como você pode elaborar uma proposta de valor ao seu lead? Quais os benefícios diretos e indiretos dos seus produtos ou serviços? 

 

As técnicas de vendas e atendimento têm exatamente essa finalidade: conquistar leads pela oferta de valor. Foque no problema que a sua empresa pode resolver e o que (ou quanto) o cliente pode ganhar com isso.

 

Isto é: use dados, estatísticas, pesquisas de mercado e indicadores que comprovem a necessidade do cliente investir na sua solução. O seu produto melhora a produtividade da equipe em quantos %? 

  1. Destaque os benefícios

A maior parte das técnicas de vendas e atendimento tem a mesma essência: focar nos benefícios proporcionados pelas soluções da sua empresa.

 

É aqui que o vendedor e a equipe de marketing podem destacar os diferenciais do negócio. Quais problemas a sua empresa resolve? O que o cliente ganha ao contratar você? Em quanto tempo? Como?

  1. Esteja pronto para objeções

Outra dica para otimizar suas técnicas comerciais é se planejar e criar argumentos eficientes para rebater possíveis objeções.

 

As mais ouvidas durante uma negociação são “está muito caro”, “não tenho como investir nisso agora”, “vamos analisar mais propostas”, “já me ofereceram isso por preço mais baixo”, entre tantas outras.

 

Lembre-se de ter uma escuta ativa e falar menos. Isso ajuda a entender necessidades e estudar a situação para escolher os argumentos certos.

  1. Aplique o Inside Sales

Com o crescimento do uso da internet, é necessário que a sua empresa seja digital e adote uma estratégia de vendas internas, chamadas também de Inside Sales. Esse é um método que os vendedores trabalham dentro da empresa, sem encontros presenciais com os leads.

 

Para potencializar as técnicas utilizadas nesse método comercial, defina estratégias de contatos por telefone, e-mail, WhatsApp, videochamadas, entre outras.

 

A prática de vendas internas proporcionam maior produtividade e escalabilidade, redução de custos operacionais, precisão nas ações executadas e mensuração constante de resultados.

  1. Estruture seu processo comercial

Não importa os métodos de vendas escolhidos, é preciso ter um processo de vendas para cada um deles. Definir seus processos agiliza o trabalho da equipe, padroniza a linguagem da empresa e melhora os resultados.

 

Para isso, determine um objetivo principal, crie estratégias para alcançá-lo, elabore um plano de ação com metas e prazos, sugira técnicas de vendas e atendimento em cada etapa da jornada de compra, estabeleça critérios para qualificar leads, decida quais métricas devem ser analisadas, entre outros passos.

  1. Monitore resultados

A vantagem de implementar um sistema de CRM e outras ferramentas que auxiliem na gestão de vendas e atendimento é conseguir acompanhar os resultados, em tempo real.

 

A partir de emissão de relatórios completos, é possível entender gargalos nos processos internos e indicadores de desempenho da equipe, além de métricas de clientes.

 

Ou seja, a tomada de decisão fica mais ágil, precisa e segura. Cada mudança é orientada por dados e pode ser ajustada durante o percurso.

 

Junto com as técnicas citadas acima, a tecnologia vai facilitar o armazenamento de informações e definição de estratégias adequadas ao momento do negócio e do mercado.

  1. Siga uma cultura centrada no cliente

Por último, a nossa dica é tornar cada técnica de vendas e atendimento focada 100% na satisfação do cliente. É devido a ele que o seu negócio está em pé. É por meio dele que a expansão da empresa é possível.

 

Por isso, pesquise, estude e elabore um planejamento estratégico que conquiste e fidelize o seu público. Esse fator deve ser incluído em todas as etapas do funil de vendas, desde o momento da prospecção de leads.

 

Entregue valor que ajude o cliente. Mostre que ele pode confiar em você e em suas soluções. Explique o porquê. Crie laços sólidos e duradouros.

 

Um cliente satisfeito e fiel à marca costuma indicar as suas soluções para toda a sua rede de contato. Ou seja, um cliente feliz pode trazer muitos outros leads qualificados, que já tiveram a prova social de que a sua empresa faz um bom trabalho.

 

Fidelizar clientes é muito mais barato do que prospectar novos. Por isso, use as técnicas de vendas e atendimento citadas neste texto para potencializar as suas vendas e conquistar de vez clientes a longo prazo.