Vantagens e Desvantagens do Home Office para a Empresa

Vantagens e desvantagens do home office para a empresa

Você sabe quais as vantagens e desvantagens do home office para a empresa? Hoje, com o aumento do estilo de trabalho remoto, a preocupação com os colaboradores é enorme, mas essa mudança também traz mudanças para a empresa.

Criar uma rotina de trabalho e um plano de funcionamento adequado leva tempo e quando algo exige uma mudança repentina nem sempre o resultado é vantajoso.

Isso principalmente para empresas com trabalho exclusivamente presencial, que nessa pandemia precisaram fazer uma mudança rigorosa e bem pesada no seu estilo de trabalho e funcionamento.

Segundo uma pesquisa realizada em 2020 pelo IBGE, 8,3 milhões de pessoas estavam trabalhando em sistema de home office ao longo do ano. Esse é um número muito significativo e a tendência é que esse número cresça ainda mais.

Por fim, para te ajudar a entender melhor o efeito do trabalho remoto, separamos algumas vantagens e desvantagens do home office para a empresa.

Vantagens do home office para a empresa

Economia

Com os funcionários trabalhando remotamente, as empresas têm grande economia com o gasto de energia, internet, aluguel e muitos outros.

Até porque, todos esses gastos, querendo ou não, vão automaticamente para o funcionário, onde a empresa pode, nesse caso, entrar com uma ajuda de custo.

Ou seja, mesmo com essa ajuda, tudo isso representa um ganho maior para o negócio apenas por ter seus colaboradores trabalhando de casa.

Portanto, o faturamento ao final do mês pode ser muito maior do que ocorria no meio de trabalho presencial.

Maior satisfação dos colaboradores

A satisfação da maioria dos colaboradores também aumenta com o home office, pois o sistema traz muitos benefícios.

Como, por exemplo, economia de tempo no trânsito ou no horário de almoço, economia financeira com transporte e alimentação sem ser fora de caso, geram satisfação para muitas pessoas.

Além disso, os colaboradores conseguem muitas vezes se sentir muito mais confortáveis trabalhando em casa, pois podem escolher lugares estratégicos, e que sejam mais satisfatórios.

Possibilidade de contratar pessoas de diversas regiões

Uma limitação antiga era que os colaboradores precisavam residir na mesma cidade das empresas para serem contratados.

Nesse sentido, o trabalho remoto permite que pessoas de todo o país sejam contratadas sem precisar mudar de cidade.

Ou seja, não importa se você é uma empresa em São Paulo, pode-se facilmente contratar um colaborador de Manaus, Goiânia, Acre e qualquer outra região do país.

Neste artigo vamos usar Goiânia para facilitar os exemplos.

Até porque, a relação física (presencial) não será necessária, podendo cada um trabalhar da sua casa.

Controle por produção

Uma empresa de marketing médico em Goiânia, por exemplo, tem a grande vantagem de poder controlar a produção dos seus colaboradores de qualquer lugar do Brasil, de acordo com as entregas que são realizadas.

Menos atrasos

Sem os imprevistos com o trânsito ou com problemas em casa, os colaboradores são mais assíduos ao horário de trabalho.

Assim, a satisfação com o emprego também colabora para aumentar a responsabilidade com o horário.

Maior produtividade

A maioria dos funcionários são mais produtivos trabalhando de casa. Isso porque o conforto da casa e a liberdade tornam o ambiente mais satisfatório para o cumprimento de tarefas.

Por fim, em muitos casos, a produção é muito superior ao trabalho presencial.

Desvantagens do home office para a empresa

Conhecendo as vantagens e desvantagens do home office para a empresa, saiba que nem tudo são flores como citamos anteriormente.

Ou seja, você precisa saber que mesmo com maiores benefícios, as empresas podem sofrer com o home office em diversos pontos.

Confira:

Dificuldade de controle da produção

Alguns tipos de empresas podem ter dificuldades para conseguir acompanhar o desempenho dos seus funcionários.

Ou seja, anteriormente falamos sobre o controle de produção fácil, mas são poucas as empresas que conseguem manter isso, apenas de nichos específicos.

Aquelas que principalmente aqueles que trabalham com questões administrativas, ou com atendimento ao cliente, são as que têm maior dificuldade.

Comunicação mais difícil

A comunicação entre a equipe é uma desvantagem do home office para a empresa, pois o contato direto é mais demorado.

Sempre que alguém deseja conversar sobre um ponto simples do projeto é preciso agendar reuniões ou conversar por chat, o que nem sempre é efetivo.

Ou seja, como você deve saber, fica tudo um pouco mais limitado.

Problemas de infraestrutura

A maioria das casas hoje não tem computador e as pessoas usam apenas smartphones, isso sem falar que nem todas as casas possuem espaço livre para a criação de um home office.

Para engenheiros de empresas de energia solar em Goiânia, por exemplo, esse problema pode ser contornado com o sistema híbrido, quando os profissionais trabalham em casa, o que pode ser em cidades próximas, mas realizam alguns projetos presencialmente.

Riscos contra a segurança de dados

Dentro do ambiente das empresas existem diversos sistemas para proteção dos dados dos clientes e da empresa. O serviço remoto traz problemas para controlar a segurança dos dados presentes no sistema da empresa.

Como minimizar os efeitos negativos do home office para a empresa

Agora que você sabe as principais vantagens e desvantagens do home office para a empresa, saiba que nem tudo está perdido.

Dessa forma, saiba que essas desvantagens do home office para a empresa podem ser contornadas com algumas estratégias simples.

As principais são:

  • Agendar reuniões no início do turno

Uma alternativa para garantir que todos os colaboradores estejam online no início do turno é estabelecer reuniões. A partir dessas reuniões os funcionários já podem iniciar suas tarefas.

E essa não será uma reunião sem motivos, o objetivo é alinhar as expectativas do dia, conversar sobre problemas e dificuldades.

  • Estabelecer metas diárias

Como falamos, na reunião é importante estabelecer as metas diárias e semanais juntamente com os colaboradores.

Em uma imobiliária em Goiânia, por exemplo, você pode estipular o contato com novos clientes, encontrar novos imóveis e ainda quantas visitas serão realizadas na semana.

Ou seja, com as metas, os colaboradores vão precisar se esforçar cada vez mais, para atingir os resultados desejados.

Considerações finais

Agora que você sabe quais são as vantagens e desvantagens do home office para a empresa e como reverter alguns problemas, o que está esperando para colocar em prática?

Confira: Dicas sobre coworking