Como fazer um jardim pequeno no quintal – Veja dicas e ideias para colocar em prática!

jardim pequeno no quintal

Um jardim pequeno no quintal pode ser o seu passaporte para ter uma área verde, natural e confortável em casa. Mesmo que o espaço seja pequeno, saiba que você pode fazer um jardim adequado e dentro dos padrões do espaço que você tem disponível. Independente do tamanho, saiba que sempre é possível fazer um jardim elegante e bonito no espaço externo que você tem em casa.

Assim sendo, neste artigo, aprenda algumas dicas e ideias de como fazer um jardim pequeno no quintal. Pegue algumas dicas para colocar em prática ainda hoje e comece a deixar a sua casa um pouquinho mais com “cara” de natureza.

Veja ideias montagem de jardim pequeno, com:

  • Grama sintética.
  • Piscina.
  • Pedras terrosas.
  • Iluminação no muro.
  • Decoração de madeira.
  • Pergolado.

Continue lendo e saiba mais.

Jardim pequeno no quintal com grama sintética

Por mais que o seu objetivo seja fazer uma área natural em casa, saiba que isso pode ser feito também com grama sintética. Afinal, ao comprar grama sintética online ou em uma loja perto da sua casa, saiba que você poderá construir uma área igualmente elegante e confortável. Embora não seja natural, a grama sintética tem um aspecto incrível!

Há vários benefícios que podem ser considerados para colocar grama sintética no seu jardim pequeno no quintal. E uma delas, é o fator custo. Uma grama natural tem um custo elevado de manutenção e cuidado. Já uma grama sintética, não. Basta colocá-la no espaço e pronto: ela ficará bem!

Além disso, a grama sintética é também uma ótima grama para quem quer um jardim verdinho o ano inteiro. Ela não queima no sol e não se deteriora com a chuva. Já a grama natural, pode tanto queimar do sol quanto encharcar com a chuva. De maneira geral, o gramado sintético é mais confortável e resistente para jardins pequenos.

Mas é preciso comprar a grama certa e que pode ser usada em ambientes externos, ok? Atenção nisso!

Jardim pequeno no quintal com piscina

Por mais que você tenha um espaço pequeno em casa, saiba que ainda assim é possível fazer uma piscina no quintal! Afinal, a piscina não precisa ser grande e muitas vezes ela é mais do que suficiente para criar um jardim pequeno decorado no quintal.

Se o seu sonho é ter uma piscina em casa, saiba que mesmo no espaço pequeno que resta na sua casa, ainda é possível fazer isso. Tudo o que você precisa fazer é um preparo do terreno e, claro, encontrar uma piscina do tamanho certo.

Pode ser de fibra ou pode ser uma piscina de caixa d’água. Ambas soluções são boas ideias para colocar em prática no seu jardim pequeno em casa. Inclusive, você não precisa nem cavar um buraco. Alguns tipos de piscinas podem ser colocadas de maneira suspensa, em cima de uma estrutura de madeira. Fica ótimo!

Jardim pequeno no quintal com pedras terrosas

Se o seu objetivo é construir um jardim natural e ainda mais orgânico, então explorar uma decoração com pedras terrosas pode ser uma boa ideia. Afinal, as pedras terrosas são excelentes alternativas para quem precisa de um jardim com um aspecto ainda mais natural.

As pedras terrosas em cores marrom são ótimas para combinar com uma estética mais amadeirada. Principalmente se você tiver banquinhos ou outras estruturas de madeira no jardim, esse tipo de pedra fica ótima!

Esse tipo de pedra tem um acabamento arredondado e que é mais confortável para caminhar. Diferente das pedras feitas a partir da detonação de rochas. Essas são pontiagudas e podem machucar os pés.

Jardim pequeno no quintal com iluminação no muro e no chão

Outra ótima dica de decoração de ambientes é a exploração da iluminação. Afinal, luz é vida e preenchimento. Gera conforto e traz uma ótima estética para todo tipo de decoração – inclusive a decoração externa.

Por isso, você pode fazer um jardim pequeno no quintal com uma decoração de iluminação bem interessante. Pode apoiar a luz no muro e projetar nas plantas ou pode apoiar a luz no chão e projetar no muro. Ambas alternativas são bem legais e geram uma ótima estética noturna.

Para jardins verdes ou mesmo coloridos, a iluminação noturna e projetada gera ainda mais valor para o espaço. Afinal, tudo ficará visível também no escuro!

Jardim pequeno no quintal com decoração de madeira

A decoração de madeira muitas vezes é tida como central em um jardim. Afinal, a madeira é muito elegante e gera uma cara rústica bem legal para qualquer tipo de espaço. Principalmente os jardins.

Assim sendo, um jardim pequeno no quintal pode ter traços de decoração de madeira. Você pode usar esse tipo de decoração para qualquer tipo de ambiente. Use madeira em banquinhos, forrando o muro ou até mesmo sendo o suporte para um jardim vertical elegante e florido.

Jardim pequeno no quintal com pergolado

Você já ouviu falar sobre pergolado de madeira? Essa é também uma ótima alternativa de decoração com madeira rústica no quintal pequeno. Afinal, o pergolado é uma espécie de área de lazer coberta, só que com um foco maior na decoração.

No pergolado, você pode colocar um teto de vidro ou até mesmo pode deixá-lo aberto. Mas com um telhadinho, você poderá colocar poltronas e banquetas para tornar o jardim um espaço ainda mais confortável e de uso contínuo.

Como aproveitar melhor um jardim pequeno

Para aproveitar melhor um jardim pequeno no quintal, você não precisa considerar um investimento tão alto. É claro que para produções como um pergolado, o investimento vai ser maior. Mas ainda assim, você pode criar um ambiente confortável de maneira barata.

Use as nossas dicas para colocar as suas ideias em prática e faça um ambiente voltado para o uso de descanso ou decorativo. O jardim pequeno pode ser uma ótima maneira de valorizar o seu imóvel ou mesmo para ter aquela área de descanso após o almoço de domingo, independentemente da posição do jardim. Pode ser atrás da casa, do lado ou na frente!

Mãos a obra!