Cuidados com os olhos: dicas para escolher óculos para estudar

Estuda por horas a fio e seus olhos reclamam? Precisando de óculos? Veja nossas dicas de como escolher óculos para estudar.

O coçar incessante dos olhos, ardência, visão turva, dor de cabeça ou a necessidade de colar o rosto ao material de estudo são alguns dos sinais de que nossa visão pode não estar tão boa quanto se imagina.

E após exames com o médico oftalmologista, pode ser que ele nos indique a necessidade de usar óculos para estudar ou usar o computador.

E se você estudante, está passando por essa necessidade, vai adorar nossas dicas de como escolher seus óculos para estudo, prestando atenção a todos os detalhes.

Dicas para escolher óculos para estudar

Antes de tudo é importante procurar uma ótica que seja de confiança para garantir que seus óculos atendem às suas necessidades.

Uma ideia interessante é aproveitar os preços das óticas do interior do estado, por exemplo, que vendem inclusive pela internet.

O fato de estarem no interior faz com que tenham preços melhores, para citar uma das vantagens.

Se você mora no estado de São Paulo, existem no interior do estado boas opções de ótica em São Mateus, por exemplo, que podem te ajudar.

Na região do ABC paulista também encontramos boas óticas que vendem pela internet. Dessa forma, você terá certeza de que está adquirindo um produto de qualidade e que segue a prescrição do oftalmologista. Veja mais dicas:

Não tenha preguiça de experimentar

Muitas pessoas ficam com preguiça de testar várias armações e acabam depois levando um óculos que não é tão confortável e pode prejudicar seus estudos. Teste bastante vários tipos de armação.

Atenção a linha da sobrancelha

O ideal é que a armação acompanhe a linha das sobrancelhas, não ficando muito abaixo e, no caso do óculos de grau, não as escondendo completamente.

Escolha corretamente o tamanho da armação

Uma armação pequena pode ficar desconfortável, mas por outro lado uma muito grande pode acabar caindo. Por isso tenha em mente a tabela abaixo:

Para óculos de grau

• Tamanho P – lentes menores que 50 mm
  • Tamanho M – lentes entre 50 e 54 mm
  • Tamanho G – lentes maiores que 54 mm

Atenção a seu formato de rosto

Confira qual tipo de óculos combina com seu formato de rosto:

• Rosto redondo: armações com linhas e ângulos retos;
  • Quadrado: formatos arredondados e com estrutura leve;
  • Hexagonal: armações com curvas alongadas;
  • Retangular: óculos de grau grandes e que misturem linhas retas e arredondadas;
  • Coração: armações leves, como as sem aro, meio aro, de metal ou de acetato transparente;
  • Oval: combina com diversos modelos de armação. Porém, é melhor evitar óculos muito pequenos e ovais.

Retorne ao oftalmologista após fazer os óculos

Muita gente se esquece disso, mas é necessário retornar ao oftalmologista para ele avaliar se seus novos óculos são de qualidade e atendem às suas necessidades. Ele vai testar se está tudo correto com a lente e como seus olhos reagiram a ele. Em casos extremos ele pode ate pedir que seja refeito caso entenda que não está dentro do padrão.

Considerações finais

Bom, esperamos que as informações sejam úteis na escolha dos seus óculos e que consigam com sucesso agora estudar de forma mais efetiva.

Por fim, já falamos em outro artigo sobre como fazer curso intensivo de inglês, para voce estudar e aprender rapidinho, sugiro a leitura do artigo.

Se por acaso você possui mais alguma dica, que tal compartilhar conosco nos comentários?