O que é um blog? – Confira a definição e principais tipos de blog existentes!

O que é um blog

O que é um blog? O que significa esse termo em inglês e como podemos usá-lo? Como funciona a criação e o uso do blog na prática? Como criar um blog? Essas são apenas algumas das perguntas que vamos responder com o decorrer do nosso conteúdo. Portanto, se a sua dúvida principal é o que é um blog, recomendamos que nos acompanhe até o final dessa matéria para saber mais sobre o assunto. Vamos lá, leia com a gente!

O que é um blog?

Afinal, o que é um blog? O blog (termo em inglês que significa diário na rede), nasceu como um site dinâmico e teve sua origem em 1997 graças a Dave Winer. Esse é o desenvolvedor do primeiro software a publicar novos artigos de forma independente.

Desta definição também vem a de “vlog”, que significa vídeolog. Portanto, um trabalho de publicação que em vez de artigos textuais, publica vídeos.

O fotoblog, por outro lado, é um projeto baseado apenas em imagens. Hoje o conceito está muitas vezes ligado a contas do YouTube ou Instagram, que permitem publicar vídeos e fotos de forma consistente e seguindo uma ordem temporal.

Quando o primeiro “web log” (blog) nasce?

Bem, já sabemos o que é um blog, mas e quando o primeiro nasceu? O primeiro blog nasceu em 1997, nos EUA, graças a Jorn Barger, que em 23 de dezembro abriu uma página pessoal na web com atualizações dedicadas à caça e pesca usando a palavra “weblog” pela primeira vez. Em 1999, Peter Merholz cunhou a abreviação que todos usamos hoje para significar diário online, ou seja, “blog”.

Diferença entre blog e site

Realmente não há uma diferença real porque o blog é um tipo de site. No entanto, existem diferentes perspectivas no que diz respeito à natureza estática de um portal ou de uma vitrine online. A questão é precisamente esta: representa o movimento.

Existem duas características do web log que marcam a diferença com outros sites:

  • A mudança perpétua da página inicial;
  • A interação.

Se você vai para a página inicial de um site como o G1, todos os dias você encontra conteúdos diferentes, nunca há o mesmo post. O Google aprecia isso, e as pessoas também reconhecem seu valor.

Ter artigos novos ou atualizados dedicados a um tema significa poder lidar com o tema da melhor maneira. Assim, trabalha-se em dois caminhos diferentes: agrada o Google e satisfaz os usuários.

Pontos fortes do blog

Graças a esta ferramenta você pode interceptar palavras-chaves informativas, aquelas que não têm uma intenção de pesquisa transacional e comercial.

Sem esquecer que cada conteúdo é uma porta aberta para os potenciais clientes entrarem nas suas landing pages favoritas. Sem esquecer também dos leitores que podem interagir e deixar comentários.

Você pode fazer isso com um site institucional, por exemplo? Não, não é possível. Com o web log, por outro lado, abre-se uma fase interativa na relação entre o escritor e o leitor. As diferenças são claras: evolução dos conteúdos e comparação com o leitor.

2 principais tipos de blog

O que é um blog corporativo?

O que é um blog corporativo? É uma ferramenta que está inserida em uma estratégia de web marketing para obter benefícios. Como? Da forma mais simples possível.

Quais são as pesquisas mais importantes? Graças à publicação de conteúdo de qualidade que atende às necessidades: através da web você intercepta pesquisas informativas, a maioria das consultas.

As pessoas querem informação. E você tem que dar a resposta. Você tem que ser a melhor solução. O que é um blog corporativo? Um intermediário, uma ferramenta para encurtar a distância entre quem procura e quem oferece. Você faz isso oferecendo suas habilidades sem nenhum custo.

O portal da empresa é um investimento. Neste caso, por exemplo, inserimos a atividade do freelancer para que este possa ganhar uma quantidade maior de serviços e contratos, Repetindo, é um investimento. Não é uma despesa, não é um custo, mas uma maneira de ganhar mais a longo prazo.

O que é um blog pessoal?

O blog pessoal é algo diferente do universo corporativo. Você não tem estruturas que o impedem. Você é livre para expressar seus pensamentos, para deixar as palavras correrem na “folha de papel”. Os blogs pessoais são uma maneira espetacular de dar voz à criatividade e fazer com que as pessoas leiam seu trabalho.

Dessa forma, você pode mostrar talento e obter feedback do público. Toda forma de criatividade precisa de confronto. Mas não somente, pois escrever também é introspecção.

É uma forma de olhar para dentro de si. Você tem que achar um jeito de escrever sem mestre. Apenas para si mesmo, para satisfazer seu desejo expressivo. O que é um blog pessoal? Uma saída, uma forma de expressar o próprio ser.

Esperamos ter ajudado você com suas dúvidas sobre o que é um blog. Até a próxima!